A Mercedes-Benz antecipou as novidades do IAA 2021, que será realizado entre os dias 9 e 12 de setembro em Munique, na Alemanha.
A maior atração é o EQE, o novo sedã elétrico da marca alemã. Como o nome sugere, o Mercedes-Benz EQE ocupa a mesma categoria do Classe E. Traz muita coisa de seu irmão mais velho EQS, como o gigantesco painel digital que ocupa toda a extensão da cabine e a última geração da central multimídia MBUX.
A autonomia é estimada em até 660 quilômetros sem a necessidade de recarga. Quando plugado a um carregador ultrarrápido, o sedã consegue autonomia de 250 km em apenas 15 minutos de uso.
O icônico Classe G também não escapou da eletrificação. O conceito EQG preserva as formas retilíneas que caracterizam o jipão, incorporando elementos típicos dos elétricos da Mercedes-Benz.
Quatro motores elétricos ficam posicionados próximos às rodas e fazem às vezes da tração nas quatro rodas. A data de lançamento do EQG ainda não foi definida.
AMG elétrico – e com som de AMG
A fabricante também revelou o AMG EQS 53. A versão esportiva do EQS oferece um sistema de som com um hardware exclusivamente concebido para “traduzir o sentimento AMG”, inclusive do lado de fora do veículo.
Dois motores elétricos entregam potência combinada de 667,1 cv, podendo chegar a 771,5 cv. O torque instantâneo é de 104 kgfm. Segundo a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 3,4 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h. Autonomia de 526 km a 580 km. Pode ser utilizado em carregadores de até 250 kW. Lançamento comercial no fim deste ano.
Já a divisão de luxo Maybach revelou o conceito Mercedes-Maybach EQS. O SUV incorpora elementos típicos da marca, como a exagerada grade com as barras verticais e a pintura em dois tons.
Apesar do visual futurista em elementos como o desenho do volante, muita coisa já parece pronta para a linha de montagem. Não é à toa, já que o modelo começa a ser vendido no fim de 2023. Antes disso, a Mercedes promete estrear a plataforma elétrica que será aproveitada no Maybach EQS.
O futuro é elétrico
Não é à toa que a Mercedes-Benz está focada nos carros elétricos. De acordo com o CEO da Daimler, Ola källenius, 1 a cada 10 clientes da Mercedes optam por um veículo movido a eletricidade.
A fabricante anunciou um grande plano de eletrificação para os próximos anos. A empresa vai oferecer pelo menos um modelo eletrificado em todos os segmentos em que atua a partir de 2022.
Dentro de quatro anos, a Mercedes-Benz vai contar com uma versão 100% elétrica de cada modelo, quando também pretende ter lançado três novas plataformas voltadas para veículos elétricos. O objetivo da marca é fabricar carros elétricos até 2030.