Hyundai HB20 e Ford Ka zeram em teste de colisão do Latin NCAP

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Modelos foram os primeiros a serem avaliados com novo protocolo da entidade, mais rígido.

Com o novo protocolo, Ka saiu de 3 para zero estrelas

O Latin NCAP anunciou nesta terça-feira (8) uma nova bateria de testes de colisão. Os resultados não foram muito animadores. Hyundai HB20 e Ford Ka, dois dois modelos mais vendidos do país, zeraram no ensaio.

O HB20 já havia perdido estrelas em um teste realizado em outubro. Na ocasião, o modelo foi rebaixado de 4 para 1 estrela.

Desta vez, a explicação para uma nota ainda pior é a entrada em vigor de um novo protocolo.

Com isso, o HB20 passa de uma para nenhuma estrela. Já o Ka, que antes tinha 3 estrelas, agora tirou zero.

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Os ensaios foram realizados considerando versões equipadas com airbags frontais, obrigatórios em veículos novos no Brasil desde 2014.

No caso do Ka, apenas a versão topo de linha, FreeStyle 1.5, pode receber bolsas laterais adicionais. E só FreeStyle 1.0 e 1.5 têm controles de tração e estabilidade.

Já no HB20, esses dois itens são de série a partir da versão Diamond Pack, e opcionais na Sense, na Vision e na Evolution.

Isso significa que a nota é válida para a maior parte dos modelos vendidos atualmente.

Como foi o HB20

Hyundai HB20 já havia sido testado no Latin NCAP em outubro

Segundo o Latin NCAP, a proteção no HB20 e no HB20S foi de 19% para ocupantes adultos, 10% para ocupantes infantis, 43% de pedestres e 14% para assistência à segurança.

A entidade afirma que o modelo da Hyundai teve proteção de impacto frontal média, enquanto o impacto lateral apresentou proteção ruim para o tórax.

Sempre que isso acontece, o veículo avaliado leva nota zero para este teste. O teste de chicote cervical, ou whiplash, também mostrou desempenho ruim, segundo o Latin NCAP.

Como foi o Ka

Ka só é equipado com airbags laterais na versão topo de linha

No caso do compacto da Ford, a proteção para adultos foi um pouco melhor, 34%, assim como na proteção para pedestres, de 50%. Porém, a porcentagem foi pior na proteção infantil, 9%, e na assistência à segurançam, com 7%.

Da mesma forma que o HB20, o Ka teve notas ruins nos testes de impacto frontal (média) e impacto lateral (proteção torácica fraca).

Latin NCAP endurece

No comunicado enviado pelo Latin NCAP, a entidade criticou as fabricantes pelos maus resultados.

O órgão seguiu o protocolo e não realizou o impacto de poste lateral, pois eles não oferecem proteção lateral para a cabeça como padrão.

Em nota, o Latin NCAP disse que “Ka e o HB20 não estão em conformidade com os regulamentos das Nações Unidas sobre proteção de pedestres, e o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) não é oferecido como padrão. Além disso, ambos os modelos não possuem folha de resgate disponível de acordo com os requisitos do Latin NCAP.”

Procurada pelo Latin NCAP, a própria Ford afirmou que está fazendo melhorias no Ka. Com isso, o órgão já realizou uma nova prova de colisão, considerando itens como airbags laterais e controles de tração e estabilidade em todas as versões.

“A classificação por estrelas será atualizada assim que a Ford incorporar esses recursos de segurança essenciais como padrão para toda a região da América Latina e do Caribe”, disse o Latin NCAP.

Respostas das marcas

Com esse posicionamento do Latin NCAP, a Ford seguiu pelo mesmo caminho, e disse que, em nota:

“O Ford Ka atende e excede os requisitos legais de segurança nos países onde é comercializado. No protocolo anterior do Latin NCAP, o mesmo veículo foi classificado com 3 estrelas. A Ford está trabalhando para adicionar equipamentos de segurança de série na linha Ka, como controle eletrônico de estabilidade e airbags laterais.”

Veja a íntegra da nota da Hyundai:

“O HB20 Nova Geração foi testado e classificado publicamente pelo Latin NCAP de acordo com parâmetros em vigor em 2019, na época de seu lançamento para os países da América Latina. Após o lançamento, o Latin NCAP divulgou um novo protocolo de teste, a ser aplicado em 2020, e que apresenta especificações mais elevadas de segurança”.

A Hyundai esclarece que não houve qualquer mudança na especificação das peças ou de qualquer item que possa afetar a segurança do HB20 desde seu lançamento até hoje. O resultado de zero estrela para o HB20 Nova Geração com base no novo protocolo de testes 2020 do Latin NCAP é, de fato, a consequência dos novos parâmetros aplicados, que são muito diferentes dos testes anteriores. O nível de segurança do HB20 fabricado hoje, novembro de 2020, é rigorosamente o mesmo do momento de seu lançamento, em setembro de 2019.

A empresa também reforça que todos os modelos do HB20 Nova Geração atendem integralmente as regulamentações legais de segurança, testes de colisão e homologação dos países em que são comercializados, apresentando inclusive itens únicos de segurança para o segmento da carros compactos, como o Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo (FCA) e o Alerta de Mudança de Faixa (LDWS) em algumas versões.

A Hyundai entende e apoia os esforços do Latin NCAP para estimular os fabricantes de automóveis a adotarem níveis cada vez mais elevados de segurança em seus produtos, pois esse anseio está perfeitamente alinhado com a filosofia corporativa da empresa. As novas referências de segurança propostas pelo protocolo 2020 de testes do Latin NCAP, que ainda não são mandatórias segundo as regulamentações legais na América Latina, já vêm sendo estudadas pela Hyundai como parte de seu programa regular de melhorias no HB20, o que deverá contribuir para uma melhor classificação no ranking em testes futuros. Airbags Laterais e Controle de Estabilidade, por exemplo, que são atualmente opcionais em algumas versões, já estão considerados para introdução como padrão de série para toda a família HB20 dentro do prazo mais curto possível”

VEJA OS TESTES DE COLISÃO DE KA E HB20

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