A Audi lançou nesta terça-feira (9) os novos e-tron GT e sua variante mais esportiva, RS e-tron GT. Os sedãs elétricos podem ser considerados “primos” do Porsche Taycan, e chegam ao Brasil ainda esse ano.
O e-tron GT sai de fábrica com dois motores elétricos, um em cada eixo. O câmbio, ao contrário da maioria dos veículos movidos a eletricidade, tem duas marchas.
RS mais veloz
A versão de entrada tem 476 cv e 64,2 kgfm, mas pode atingir picos de 530 cv por até 2,5 segundos no modo de largada. Assim, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.
Na versão RS, os números sobem para 598 cv e 84,6 kgfm. Com o launch control acionado, a potência chega a 646 cv, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,3 segundos, mais rápida do que qualquer outro modelo da linha RS.
De acordo com a Audi, a autonomia é de até 487 km, de acordo com o ciclo WLTP.
As baterias têm capacidade de 85 kWh, e, assim como o Taycan, o e-tron GT utiliza um sistema de 800 volts, que permite recargas em pontos ultrarrápidos de até 270 kWh.
Nessas condições, um carregamento de 5% a 80% leva apenas 22,5 minutos.
Família composta
O sedã é o terceiro membro da família de carros elétricos da Audi. Antes dele, vieram o SUV e-tron e sua variante com estilo cupê, e-tron Sportback.
A diferença, além do tipo de carroceria, é que e-tron GT e RS e-tron GT utilizam a plataforma do Porsche Taycan.
Coincidência ou não, até os preços do e-tron GT ficaram escalonados entre os do Taycan. Pelo menos na Alemanha.
O e-tron GT quattro custará a partir de 99.800 euros, enquanto o RS e-tron GT será vendido por 138.200 euros. Veja na tabela abaixo como eles se encaixam entre as configurações do Porsche:
- Porsche Taycan (408 cv) – 83.520 euros
- Audi e-tron GT (476 cv) 99.800 euros
- Porsche Taycan 4S (530 cv) – 106.500 euros
- Audi RS e-tron GT (598 cv) – 138.200 euros
- Porsche Taycan Turbo (680 cv) – 153.000 euros
- Porsche Taycan Turbo S (761 cv) – 186.300 euros
DJ no porta-malas
Pensando nos clientes mais puristas, que gostam de um bom ronco, a Audi criou um som para o e-tron GT. De série no RS, e opcional no e-tron GT, o sistema tem duas unidades de comando e amplificadores no porta-malas.
Eles geram sons externo e interno de forma separada. Eles são difundidos por dois alto-falantes, dentro e fora do carro. Para isso, utilizam dados como a velocidade de rotação dos motores elétricos, a carga no acelerador e velocidade do veículo.
O volume e a intensidade do som variam de acordo com o perfil de condução escolhido pelo motorista.
Cabine tem menos telas
Ao contrário dos lançamentos mais recentes da Audi, o e-tron GT tem apenas duas telas no interior, em vez de três.
A primeira, de 12,3 polegadas, é o quadro de instrumentos. Já a segunda, de 10,1 polegadas, serve como central multimídia.
Os comandos de ventilação ficam abaixo, em controles convencionais. Um avanço é a chegada de um sistema de reconhecimento de voz, que, segundo a Audi, entende a linguagem cotidiana.
O e-tron GT pode ser equipado com todos os aparatos de tecnologia, segurança e condução semi-autônoma disponíveis na Audi.
Isso inclui controle de velocidade adaptativo, alertas de colisão frontal e saída de faixa com correção e assistente de estacionamento.
Uma novidade é que agora o motorista pode sair do carro antes de estacionar. Nesse caso, a manobra pode ser controlada usando um aplicativo no smartphone.