Audi e-tron GT e RS e-tron GT são lançados com até 646 cv e chegam esse ano ao Brasil

Autonomia é de até 487 km com uma carga das baterias
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Audi RS e-tron GT
Audi RS e-tron GT tem 598 cv

A Audi lançou nesta terça-feira (9) os novos e-tron GT e sua variante mais esportiva, RS e-tron GT. Os sedãs elétricos podem ser considerados “primos” do Porsche Taycan, e chegam ao Brasil ainda esse ano.

O e-tron GT sai de fábrica com dois motores elétricos, um em cada eixo. O câmbio, ao contrário da maioria dos veículos movidos a eletricidade, tem duas marchas.

RS mais veloz

A versão de entrada tem 476 cv e 64,2 kgfm, mas pode atingir picos de 530 cv por até 2,5 segundos no modo de largada. Assim, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.

Na versão RS, os números sobem para 598 cv e 84,6 kgfm. Com o launch control acionado, a potência chega a 646 cv, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,3 segundos, mais rápida do que qualquer outro modelo da linha RS.

Audi caprichou no design do e-tron GT

De acordo com a Audi, a autonomia é de até 487 km, de acordo com o ciclo WLTP.

As baterias têm capacidade de 85 kWh, e, assim como o Taycan, o e-tron GT utiliza um sistema de 800 volts, que permite recargas em pontos ultrarrápidos de até 270 kWh.

Nessas condições, um carregamento de 5% a 80% leva apenas 22,5 minutos.

Audi e-tron GT
Meio sedã, meio cupê. Perfil do Audi e-tron GT é elegante

Família composta

O sedã é o terceiro membro da família de carros elétricos da Audi. Antes dele, vieram o SUV e-tron e sua variante com estilo cupê, e-tron Sportback.

A diferença, além do tipo de carroceria, é que e-tron GT e RS e-tron GT utilizam a plataforma do Porsche Taycan.

Coincidência ou não, até os preços do e-tron GT ficaram escalonados entre os do Taycan. Pelo menos na Alemanha.

O e-tron GT quattro custará a partir de 99.800 euros, enquanto o RS e-tron GT será vendido por 138.200 euros. Veja na tabela abaixo como eles se encaixam entre as configurações do Porsche:

  • Porsche Taycan (408 cv) – 83.520 euros
  • Audi e-tron GT (476 cv) 99.800 euros
  • Porsche Taycan 4S (530 cv) – 106.500 euros
  • Audi RS e-tron GT (598 cv) – 138.200 euros
  • Porsche Taycan Turbo (680 cv) – 153.000 euros
  • Porsche Taycan Turbo S (761 cv) – 186.300 euros

DJ no porta-malas

Pensando nos clientes mais puristas, que gostam de um bom ronco, a Audi criou um som para o e-tron  GT. De série no RS, e opcional no e-tron GT, o sistema tem duas unidades de comando e amplificadores no porta-malas. 

Eles geram sons externo e interno de forma separada. Eles são difundidos por dois alto-falantes, dentro e fora do carro. Para isso, utilizam dados como a velocidade de rotação dos motores elétricos, a carga no acelerador e velocidade do veículo.

O volume e a intensidade do som variam de acordo com o perfil de condução escolhido pelo motorista.

Cabine tem menos telas

Interior tem “apenas” duas telas

Ao contrário dos lançamentos mais recentes da Audi, o e-tron GT tem apenas duas telas no interior, em vez de três.

A primeira, de 12,3 polegadas, é o quadro de instrumentos. Já a segunda, de 10,1 polegadas, serve como central multimídia.

Os comandos de ventilação ficam abaixo, em controles convencionais. Um avanço é a chegada de um sistema de reconhecimento de voz, que, segundo a Audi, entende a linguagem cotidiana. 

O e-tron GT pode ser equipado com todos os aparatos de tecnologia, segurança e condução semi-autônoma disponíveis na Audi.

Isso inclui controle de velocidade adaptativo, alertas de colisão frontal e saída de faixa com correção e assistente de estacionamento.

Uma novidade é que agora o motorista pode sair do carro antes de estacionar. Nesse caso, a manobra pode ser controlada usando um aplicativo no smartphone.

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