Teste: novo Audi A4 mostra porque sedãs encantam mais do que SUVs

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Durante o teste do novo Audi A4, sedã foi ótimo nas curvas

Amplo espaço interno, tecnologias de ponta e boa dirigibilidade são algumas virtudes dos melhores SUVs do mercado. Porém, há características que só um sedã pode entregar. E isso ficou bem claro durante o teste do novo Audi A4.

O Primeira Marcha realizou uma viagem de 150 quilômetros a bordo da quinta geração do modelo, que acaba de desembarcar no Brasil.

O A4 será vendido em três versões de acabamento, com preços a partir de R$ 229.990.

Veja abaixo os valores e equipamentos de cada uma:

  • Prestige – R$ 229.990

Itens de série: faróis em LED, carregador de celular por indução, rodas de 18 polegadas, acesso por chave presencial e partida por botão, entradas USB para os passageiros do banco traseiro, volante em couro multifuncional com shifts paddles e câmera de ré. Opcionalmente, o cliente pode adquirir teto solar elétrico.

  • Prestige Plus – R$ 259.990

Itens de série: mesmo pacote da Prestige, mais ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros elétricos, controle de cruzeiro adaptativo, teto solar elétrico, aviso de saída de faixa, faróis Full LED e quadro de instrumentos digial de 12,3 polegadas e resolução full HD. Opcionalmente, o cliente pode adquirir head-up display.

  • Performance Black – R$ 304.990

Itens de série: mesmo pacote da Prestige Plus, com motor mais potente, tração integral e acabamento interno em preto brilhante, bancos em combinação couro e Alcântara com memória de ajuste, volante esportivo em couro com base aplanada, estacionamento automático com sensores de dianteiro e traseiro. Opcionalmente, o cliente pode adquirir head-up display, som Bang & Olufsen 3D, Pacote Assistance City (com Audi pre sense traseiro e assistente de mudança de faixa) e faróis Full LED Matrix HD.

O design traz pequenas atualizações nos faróis, para-choques e lanternas. A grade frontal também foi redesenhada. No geral, permanece o visual sisudo e elegante típico dos modelos alemães, aliado ao toque de esportividade presente em todo modelo da Audi.

Olhe nos meus olhos

Os faróis, aliás, podem vir com a tecnologia de faróis Full LED Matrix. O item está disponível como opcional por R$ 12 mil.

O sistema identifica a presença de outros veículos em sentido contrário e desliga apenas algumas partes do conjunto óptico.

Assim, os fachos de luz não cegam quem está do outro lado e o motorista pode seguir viagem com segurança sem correr o risco de ficar um pouco mais no escuro por alguns segundos.

Cabine sóbria tem como novidade a central multimídia de 10,1 polegadas

A cabine é aconchegante e muito bem acabada, enquanto o volante tem diâmetro pequeno e boa empunhadura. Quem senta no banco do motorista rapidamente se sente à vontade com a posição de guiar mais próxima ao chão e os comandos ao alcance das mãos.

O belo Virtual Cockpit Plus (disponível a partir da versão Prestige Plus) possui uma tela de 12,3 polegadas e navegação bastante amigável pelos inúmeros menus e funções do veículo.

A central multimídia segue pelo mesmo caminho, embora a tela de 10,1 polegadas fixada no topo do console central pareça estar “sobrando” em uma cabine tão sofisticada. Legal mesmo era a tela retrátil que surgia do painel presente em modelos mais antigos da marca.

Bom de curva

Jeitão mais conservador é característica do A4

O A4 está disponível em duas variações do motor 2.0 turbo. São 190 cv e 32,6 kgfm nas versões Prestige e Prestige Plus e 249 cv e 37,7 kgfm na Performance Black. Ambas têm transmissão S tronic de sete marchas.

Na configuração mais potente, o sedã precisa de 5,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h.

A suspensão tem calibragem bastante firme, que se mostra muito prazerosa em trechos sinuosos. Juntamente com o sistema de tração integral quattro (disponível apenas na configuração mais cara, a Performance Black), ela garante estabilidade invejável nas curvas

Só não espere enfrentar a buraqueira com a mesma desenvoltura, já que os passageiros sentem muito bem cada desnível e solavanco. E é bom tomar cuidado com as valetas e demais obstáculos, já que o carro não tem uma distância livre do solo tão grande assim.

Durante todo o teste do novo Audi A4, ele entregou exatamente o que esperávamos dele. Dirigibilidade irrepreensível, muito conforto e um comportamento dinâmico exemplar. E essas são virtudes que nenhum SUV da Audi consegue oferecer.

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