A Porsche apresentou nesta terça-feira (16) o novo 911 GT3. A sétima geração da versão superesportiva traz muitas tecnologias vindas das pistas, fruto da colaboração com a Porsche Motorsport.
Algumas características são oriundas do 911 RSR, como o layout do eixo dianteiro de braços transversais duplos e elementos aerodinâmicos, caso da asa traseira chamada de “pescoço de cisne” e o difusor traseiro.
O 911 GT3 é movido pelo motor 4.0 boxer de seis cilindros, que entrega 510 cv e pode vir com transmissão manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem PDK.
Segundo a fabricante, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 320 km/h.
Das pistas também vieram as tecnologias de aerodinâmica. Asa e difusor podem ser ajustados manualmente para aumentar a pressão aerodinâmica em curvas.
No mítico autódromo de Nürburgring Nordschleife, o 911 GT3 fez uma melhor volta de 6’59″927 minutos para uma volta completa de 20,8 quilômetros. A pista mais curta de 20,6 quilômetros, que anteriormente servia como referência, foi concluída pelo 911 GT3 em 6’55″2.
Maior sem pesar mais
Apesar de mais largo e moderno do que a geração anterior, o novo GT3 pesa 1.418 kg com transmissão manual e 1.435 kg com câmbio PDK.
O capô é feito de fibra de carbono e os vidros resultaram em uma redução de cinco quilos frente ao modelo anterior.
Os bancos do tipo concha foram totalmente redesenhados e, além de proporcionarem melhor apoio ao corpo, reduziram o peso total do carro em três quilos. O sistema de escapamento esportivo leve reduz o peso em pelo menos 10 quilos.
Um novo recurso é o display do trajeto: com o toque de apenas um botão, os displays digitais à esquerda e à direita do conta-giros central são reduzidos a informações como indicador de pressão dos pneus, pressão do óleo, temperatura do óleo, nível do tanque de combustível e temperatura da água.
A fabricante oferece uma ampla gama de personalização na linha Porsche Exclusiv Manufaktur. O ‘cardápio’ oferece itens como um teto leve feito de fibra de carbono, capas dos espelhos retrovisores em fibra de carbono, faróis principais de LED Matrix escurecidos e luzes traseiras Exclusive Design com arco de luz sem a cor vermelha.
Os aros das rodas podem ser pintados em vermelho ou azul Shark. O 911 GT3 vem com um cronômetro Porsche Design movido por um rotor que lembra as rodas do superesportivo.
No Brasil em 2021
O novo Porsche 911 GT3 será vendido a partir de 167.518 euros, com entregas iniciando na Alemanha em maio de 2021.
No Brasil, o modelo deve desembarcar no segundo semestre apenas na versão com cambio PDK. Preço e data de início das vendas serão informados na ocasião da estreia.