Porsche 911 GT3: bólido de 510 cv chega à 7ª geração

Novo superesportivo traz tecnologias das pistas e estreia no Brasil neste ano
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Eis a 7ª geração do 911 GT3 (foto: Holger Maske)

A Porsche apresentou nesta terça-feira (16) o novo 911 GT3. A sétima geração da versão superesportiva traz muitas tecnologias vindas das pistas, fruto da colaboração com a Porsche Motorsport.

Algumas características são oriundas do 911 RSR, como o layout do eixo dianteiro de braços transversais duplos e elementos aerodinâmicos, caso da asa traseira chamada de “pescoço de cisne” e o difusor traseiro.

O 911 GT3 é movido pelo motor 4.0 boxer de seis cilindros, que entrega 510 cv e pode vir com transmissão manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem PDK.

Superesportivo tem vários elementos vindos das pistas (foto: Holger Maske)

Segundo a fabricante, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 320 km/h.

Das pistas também vieram as tecnologias de aerodinâmica. Asa e difusor podem ser ajustados manualmente para aumentar a pressão aerodinâmica em curvas.

No mítico autódromo de Nürburgring Nordschleife, o 911 GT3 fez uma melhor volta de 6’59″927 minutos para uma volta completa de 20,8 quilômetros. A pista mais curta de 20,6 quilômetros, que anteriormente servia como referência, foi concluída pelo 911 GT3 em 6’55″2.

Maior sem pesar mais

Primeira geração do GT3 foi lançada em 1999

Apesar de mais largo e moderno do que a geração anterior, o novo GT3 pesa 1.418 kg com transmissão manual e 1.435 kg com câmbio PDK.

O capô é feito de fibra de carbono e os vidros resultaram em uma redução de cinco quilos frente ao modelo anterior.

Cronômetro pode ser personalizado na cor do 911 GT3

Os bancos do tipo concha foram totalmente redesenhados e, além de proporcionarem melhor apoio ao corpo, reduziram o peso total do carro em três quilos. O sistema de escapamento esportivo leve reduz o peso em pelo menos 10 quilos.

Um novo recurso é o display do trajeto: com o toque de apenas um botão, os displays digitais à esquerda e à direita do conta-giros central são reduzidos a informações como indicador de pressão dos pneus, pressão do óleo, temperatura do óleo, nível do tanque de combustível e temperatura da água.

Bancos do tipo concha e santantônio: é um carro de corrida!

A fabricante oferece uma ampla gama de personalização na linha Porsche Exclusiv Manufaktur. O ‘cardápio’ oferece itens como um teto leve feito de fibra de carbono, capas dos espelhos retrovisores em fibra de carbono, faróis principais de LED Matrix escurecidos e luzes traseiras Exclusive Design com arco de luz sem a cor vermelha.

Os aros das rodas podem ser pintados em vermelho ou azul Shark. O 911 GT3 vem com um cronômetro Porsche Design movido por um rotor que lembra as rodas do superesportivo.

No Brasil em 2021

Superesportivo estreia por aqui no 2º semestre de 2021

O novo Porsche 911 GT3 será vendido a partir de 167.518 euros, com entregas iniciando na Alemanha em maio de 2021.

No Brasil, o modelo deve desembarcar no segundo semestre apenas na versão com cambio PDK. Preço e data de início das vendas serão informados na ocasião da estreia.

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