A chegada dos motores turbo da Stellantis já era certa – e esperada há algum tempo. E, junto com os novos 1.0 e 1.3 turbo, começam as especulações sobre quais modelos que vão receber os novos propulsores e quando isso deve acontecer.
Nós listamos 10 carros de Fiat, Jeep e Peugeot que devem ganhar os novos motores turbo nos próximos anos.
VEJA MAIS
- Inscreva-se no nosso canal no YouTube
- Stellantis começa a produzir o novo motor 1.3 turbo para Fiat e Jeep
É bem provável que outros veículos além desses também sejam contemplados com as motorizações mais modernos.
Mas, por enquanto, vamos nos concentrar nesses 10:
Fiat Argo
- Qual motor? 1.0 turbo
- Quando? 2022, no mínimo
Modelos compactos, como Argo e Cronos, não estão entre as prioridades da Fiat para receber a motorização turbo, como já foi dito até por Antonio Filosa, então presidente da FCA.
Prova disso é que o motor responsável por inaugurar a linha de produção é o 1.3 de maior potência.
Assim, o Argo turbo só deve chegar no final de 2022, junto com a primeira remodelação visual.
Fiat Cronos
- Qual motor? 1.0 turbo
- Quando? 2022, no mínimo
A situação do Cronos é exatamente a mesma do Argo. Por ser mais pesado do que o hatch, é possível que o sedã receba o 1.0 turbo antes. Mesmo assim, isso não vai acontecer tão cedo.
É preciso lembrar que, no caso do sedã, os motores devem ser exportados para a Argentina, onde o Cronos é produzido.
Fiat SUV compacto
- Qual motor? 1.0 turbo
- Quando? 2º semestre de 2021
Caberá ao SUV compacto derivado do Argo estrear o motor 1.0 turbo. O fruto do projeto 363 chega no segundo semestre do ano. Antes disso, terá detalhes divulgados no BBB21, atração que a Fiat patrocina.
Fiat SUV médio
- Qual motor? 1.3 turbo
- Quando? 2022
O SUV médio da Fiat, cujo lançamento está previsto para o ano que vem, também será empurrado por um motor turbo – no caso, a maior unidade, com 180 cv.
Seu visual ainda é um mistério, mas ele deve ter linhas inspiradas no conceito Fastback, apresentado no Salão do Automóvel de 2018.
Fiat Toro
- Qual motor? 1.3 turbo
- Quando? 1º semestre de 2021
Compass e Toro vão “brigar” pelo título de primeiro veículo da antiga FCA a receber o motor 1.3 turbo. Segundo apuramos, a picape da Fiat tem leve vantagem, e deve ser apresentada antes.
Junto com o novo motor, ela vai receber uma discreta atualização visual exterior e uma plástica mais profunda na cabine. Além disso, deve incorporar as tecnologias de auxílio à condução presentes no Compass.
Jeep Compass
- Qual motor? 1.3 turbo
- Quando? 1º semestre de 2021
Pouco depois da Toro, é a vez de o Jeep Compass renovado chegar ao mercado. E as atualizações serão semelhantes às da Toro: discretas por fora, mais aprofundadas por dentro.
A chegada do motor 1.3 deve aposentar o 2.0 de 166 cv que não é referência nem em desempenho, nem em consumo de combustível.
Jeep Renegade
- Qual motor? 1.0 e 1.3 turbo
- Quando? Talvez no final de 2021
Irmão menor do Compass, o Renegade deve ser oferecido com as duas motorizações turbo. Só que o lançamento deve acontecer entre o final desse ano e o início de 2022.
Jeep SUV de 7 lugares
- Qual motor? 1.3 turbo
- Quando? Talvez no final de 2021
O maior e mais sofisticado Jeep nacional deve ser lançado no final desse ano com carroceria para 7 passageiros e mais luxo do que o Compass.
Por ser maior do que o Compass, não há outra opção de motor, a não ser a mais potente da linha: 1.3 turbo de 180 cv.
Peugeot 208
- Qual motor? 1.0 turbo
- Quando? 2023
Ainda não há confirmação oficial, mas tudo indica que o 208 será movido pelo novo motor 1.0 turbo. Ele deve substituir o atual 1.6 aspirado que é apenas suficiente para o hatch compacto.
Só que sua chegada ainda deve demorar, considerando que o processo de adaptação do carro com o motor deve ser feito do zero – a fusão da Peugeot com a Fiat, que desenvolveu o motor, só foi concretizada em janeiro deste ano.
Assim, o 208 1.0 turbo só deve chegar ao mercado em 2023.
Qual é a dos novos motores?
Os novos motores turbo que vão equipar Fiat e Jeep são tão importantes que a inauguração da linha de montagem em Betim (MG) contou com a presença do CEO global do grupo, Carlos Tavares. Além dele, os chefões do grupo para as Américas, Mike Manley, e da América Latina, Antonio Filosa, também estiveram presentes.
São dois novos motores, baseados na família Firefly lançada em 2016. Para isso, a Stellantis investiu R$ 400 milhões na primeira fase, que contempla o motor 1.3 de 4 cilindros.
Serão aplicados outros R$ 100 milhões para iniciar a montagem do motor 1.0 de 3 cilindros, ainda esse ano.
Por enquanto, apenas os dados do 1.3 foram divulgados – e de forma parcial. Com gasolina, são 180 cv e 27,5 kgfm de torque. A Stellantis disse que a potência com etanol será divulgada em breve.
Nós achamos que ela pode se aproximar dos 200 cv. Ele será acoplado a transmissão automática do tipo CVT.
O 1.0 deve render 120 cv com gasolina e um pouco mais do que isso com etanol. Além do câmbio CVT, ele deverá ser combinado também com uma transmissão manual.
O que é certo é que os novos motores turbo de Fiat e Jeep trazem o cabeçote Multijet, que permite um melhor gerenciamento da abertura das válvulas. Além disso, são dotados de injeção direta de combustível e bloco construído em alumínio.