A Volkswagen revelou parte de seus planos para os próximos anos na última quarta-feira (16), em seu encontro anual com a imprensa. Na apresentação, a empresa confirmou que vai investir em uma versão inédita do Polo para ser seu “modelo de entrada” no Brasil, chamada de Track.
O lançamento deve acontecer no final desse ano, e ele terá a missão de “matar”, de uma só vez, Gol, Fox e Up (veja mais detalhes abaixo).
“O plano de reestruturação para o Brasil inclui a realização de ajustes nas plantas reduzindo o número de turnos e com um maior uso local da plataforma MQB por meio do novo produto, Polo Track como um modelo de entrada para a região. Ele vai ter potencial de ser exportado para fora da América do Sul”, disse Alexander Seitz, membro do conselho do Grupo Volkswagen.
VEJA MAIS
- Startup quer tornar venda de carros tão fácil quanto reservar um quarto de hotel
- Inscreva-se no nosso canal no YouTube
A informação divulgada pela Volkswagen confirma o que havia sido dito pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté divulgou em setembro do ano passado.
Na ocasião, a entidade disse que a Volkswagen levaria a plataforma MQB para a unidade do interior de São Paulo, compartilhando, assim, a produção do hatch compacto com a fábrica de São Bernardo.
Além disso, Taubaté ficará responsável pela fabricação da nova versão Track. Porém, como a fábrica precisa ser adaptada para receber a plataforma MQB, isso só deve acontecer no final do ano.
Como será o Polo Track
A resposta é: ainda não sabemos. Mas temos alguns bons palpites. Certamente ele terá o motor 1.0 de 3 cilindros e 84 cv debaixo do capô. Acoplado a ele, o câmbio manual de 5 marchas. É o mesmo conjunto das versões de entrada do Polo atual.
As diferenças do Track para os demais serão estéticas e em equipamentos. A nova versão de entrada não deve receber a atualização visual prevista para as outras configurações. Além disso, ele deve sair de fábrica com molduras das rodas em plástico preto e calotas simples.
Em termos de equipamento, “luxos” como ajuste de altura do banco do motorista e do volante devem ser retirados, assim como central multimídia e comandos de som no volante.
Saem Fox, Gol e Up
Quando for lançado, o Volkswagen Polo Track deverá matar, de uma só vez, Gol, Fox e Up. Aliás, esse último, segundo apuramos, já está se despedindo do nosso mercado, mesmo após ter recebido adaptações para cumprir a legislação que obriga apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para todos os ocupantes.
No caso do Fox, o hatch compacto tem feito “hora extra” há pelo menos 3 anos, quando sua morte foi especulada pela primeira vez. Porém, com a boas vendas, a Volkswagen foi prolongando a existência do modelo. Hoje, ele é oferecido em 2 versões, ambas com motor 1.6 e preços começando em R$ 58.190.
A situação mais delicada é a do Gol, atualmente produzido apenas em Taubaté. Ainda não sabemos se o projeto do hatch compacto, bem como o sedã Voyage, permite a inclusão de itens como controles de tração e estabilidade para atender à nova legislação, prevista para entrar em vigor em 2024. Assim, o Volkswagen Polo Track poderia cumprir essa função.
VÍDEO: Volkswagen Taos será páreo para Jeep Compass e Toyota Corolla Cross?