Avaliação: Renault Captur Bose cobra muito por som de grife

SUV tem som de boa qualidade e é espaçoso, mas motor 1.6 é preguiçoso
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Faz algum tempo que o Renault Captur perdeu o apelo de novidade. Muita gente ainda se encanta pelo design (que, verdade seja dita, realmente é bonito), mas o SUV não seduz mais como antes. É por isso que a Renault decidiu apostar em outras virtudes, como um bom sistema de som.

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Assim nasceu o Captur Bose. O sobrenome de grife (a Bose é uma das marcas de som mais renomadas do planeta) não está lá à toa. O carro traz um competente sistema de áudio formado por quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer. O problema é que só isso pode não ser suficiente para fisgar o consumidor.

Captur Bose é única versão disponível do SUV

O Renault Captur Bose é a única versão disponível do SUV. O preço é salgado: R$ 113.990 (em São Paulo, no mês de março de 2021).

Sai de fábrica com 4 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, piloto automático com regulador de velocidade, ar-condicionado digital, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, banco do motorista com regulagem de altura e sensor de chuva.

Pra andar sem pressa

Renault Captur Bose
Captur é famoso por vir com pintura em dois tons

Quem gosta de acelerar não vai se acertar com o Captur. O motor 1.6 16V de 120 cv /118 cv e 16,2 kgfm é a única opção disponível para o SUV, que antes tinha o 2.0 16V de 150 cv. O carro é excessivamente preguiçoso nas retomadas de velocidade. E nem dá para botar a culpa no peso, já que ele tem 1.286 kg. O Jeep Renegade, por exemplo, é quase 200 kg mais pesado.

O problema está no entrosamento (ou falta de) com a transmissão do tipo CVT. Lembre-se que este tipo de transmissão prioriza a economia de combustível em vez do desempenho. Aqui não é diferente, com o agravante de que o motor de 1,6 litro vai bem no Sandero, mas não no Captur.

Renault Captur Bose
Design não encanta como antes, mas ainda tem fãs

As médias de consumo também não jogam a favor. O SUV faz 7,2 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada com etanol no tanque. Com gasolina, os números são um pouco melhores: 10,5 km/l e 11,7 km/l, respectivamente.

A direção com assistência eletro-hidráulica obriga o motorista a fazer bastante esforço nas manobras. Pelo menos a visibilidade é muito boa por todos os lados.

Cabine tem espaço para todos

Renault Captur Bose
Interior ainda é bonito, mas tem muito plástico

O interior do Renault Captur Bose peca pelo acabamento lotado de plásticos duros (algo presente em todos os concorrente, diga-se. Em contrapartida, as linhas do painel ainda são elegantes. O painel de instrumentos é fácil de visualizar, embora os mostradores e a tela do computador de bordo entregam a idade do projeto lançado por aqui em 201X.

A posição de dirigir é bem elevada, e isso pode ser bom para quem gosta de SUVs. À frente da manopla do câmbio fica um grande porta-objetos, que divide espaço com um porta-copos bem raso.

Existem nichos espaçosos nas portas e também na parte superior do console central. Causa um pouco de estranheza a localização de alguns botões: o acionamento do piloto automático, por exemplo, é feito apertando um botão próximo à alavanca do freio de estacionamento.

Renault Captur Bose
Espaço interno é generoso no banco de trás

Ponto positivo para o generoso espaço interno. Quatro adultos e uma criança entram com folga no SUV. Sobra espaço para pernas e cabeça dos passageiros, inclusive no banco de trás.

Dependendo das estaturas, até cinco adultos viajam bem. Amplo, o porta-malas comporta 437 litros e o subwoofer não rouba espaço do habitáculo por ficar escondido dentro de uma das laterais.

Vale a pena comprar um Captur Bose?

Renault Captur Bose
Captur é caro demais para sua proposta

Não. As melhorias realizadas no Duster fizeram dele o melhor SUV da Renault na atualidade. Pelo menos até a renovação do Captur.

Fora isso, existem opções mais interessantes na faixa dos R$ 110 mil. Uma delas é o moderno e estiloso Volkswagen Nivus.

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