Antiga fábrica da Ford em São Bernardo começa a ser desmontada

Placas com os logotipos da empresa já foram retiradas.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Aos poucos, a história da Ford do Brasil como fabricante vai sendo colocada abaixo – literalmente. Nesta sexta-feira (5), o prédio administrativo da antiga sede da empresa, em São Bernardo do Campo (SP), começou a ser parcialmente desmontado.

VEJA MAIS

Desmonte de placas da antiga fábrica da Ford em São Bernardo do Campo

Um pequeno grupo de 5 funcionários de uma empresa terceirizada trabalhavam retirando logotipos, incluindo o tradicional oval azul e o letreiro com a inscrição “Ford Motor Company” que ficavam posicionados ao lado da entrada principal de visitantes, na avenida do Taboão.

Em outra ponta da fábrica da Ford em São Bernardo, a caixa d’água que ostentava o oval azul já recebeu uma camada de tinta branca para cobrir o logotipo.

Fábrica da Ford São Bernardo do Campo
Imagem do Google mostra antigas placas na fábrica que foi da Ford

Conversamos com uma das responsáveis pela operação, que confirmou que a empresa foi contratada pela própria Ford, e que até o final do dia, todos os logotipos daquele prédio seriam retirados e destruídos.

“A ordem é descaracterizar totalmente o local”, disse, sem se identificar.

Até tentamos convencê-la a ceder alguns logotipos em plástico para guardarmos como lembrança, mas a funcionária se mostrou irredutível. Infelizmente ☹.

Aproveitamos a conversa para saber os próximos passos da demolição.

Caminhão parece já se preparar para retirada do pórtico da Ford
Pórtico também será retirado

Isso porque, a poucos metros dali, um caminhão de uma outra empresa, especializada na montagem de fachadas de concessionárias – algumas da própria Ford – permanecia estacionado junto à grande torre com emblema da empresa.

A responsável pela equipe informou que até mesmo esse pórtico, que supera os 10 metros de altura, será removido já nos próximos dias.

Fábrica da Ford já estava abandonada

Foto mostra o abandono da fábrica que foi da Ford em São Bernardo do Campo
Mato alto mostra o estado de conservação do prédio da avenida do Taboão

A Ford fechou a fábrica de São Bernardo em outubro de 2019. Meses depois, a Ford confirmou a venda do terreno para a Construtora São José e o fundo imobiliário FRAM Capital. Desde então, tem reduzido suas atividades no local. A parte administrativa será transferida para São Paulo.

Nas últimas semanas, o ar de abandono tomou conta da antiga fábrica. Nem os seguranças que costumavam ficar nas guaritas eram mais vistos, na mesma medida que o mato alto começava a crescer junto às guias.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários