Depois de teasers e algum mistério, a Honda revelou o Civic 2022. A 11ª geração do sedã foi apresentada nos Estados Unidos. Como tem acontecido há alguns anos, as gerações ímpares apresentam visual mais conservador, enquanto as pares vão no sentido contrário, de vanguarda.
Assim, o Civic 11 se mostra mais “comportado”. A carroceria traz menos vincos e elementos como faróis e lanternas seguem estilo mais tradicional. Olhando a traseira, por exemplo, é praticamente impossível não lembrar do Volkswagen Jetta.
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O Civic norte-americano possui motorizações semelhantes às da 10ª geração vendida no Brasil, só que um pouco mais potentes. Configurações de entrada saem de fábrica com um 2.0 aspirado de 4 cilindros que gera 160 cv e 19,1 kgfm. Já as mais completas e caras são equipadas com o 1.5 turbo, também de 4 cilindros. Esse motor ganhou comando de válvulas variável no escape, além de um novo turbocompressor. Assim, a potência passou para 182 cv, enquanto o torque é de 24,5 kgfm.
O câmbio é automático, do tipo CVT, para as duas motorizações.
O interior do Honda Civic 2022 traz grandes mudanças. Uma delas é um estilo mais minimalista, graças a um novo quadro de instrumentos em formato mais convencional. A novidade é que nas versões topo de linha, ele é totalmente digital, e conta com tela de 10,2 polegadas. Nas opções de entrada, a tela é menor, de 7 polegadas.
Além disso, o Civic recebeu novas centrais multimídia – com 7 ou 9 polegadas, de acordo com a versão.
Novos airbags
Envolvida no maior recall do mundo, de airbags da Takata, a Honda resolveu trazer para o Civic 2022 um sistema que promete ser revolucionário. Com a intenção de reduzir as lesões cerebrais decorrentes de acidentes de trânsito, a bolsa do lado do motorista agora possui o formato de um donut, enquanto o airbag do passageiro tem abertura em 3 estágios. Segundo a Honda, as novas bolsas foram “projetadas para acomodar e controlar a rotação da cabeça”.
Além dos novos airbags, o Civic 11 traz o conhecido pacote de assistências Honda Sensing, que inclui equipamentos oferecidos no Accord vendido aqui no Brasil.
A Honda diz que aprimorou o pacote, com a chegada do Traffic Jam Assist, com 8 novos sensores. Segundo a empresa, isso permitiu que a tecnologia funcione de forma mais natural, além de ter reações mais rápidas ao usar o controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Nas medidas, o Civic 11 ficou ligeiramente maior. São 4,67 m de comprimento (3 cm extras), 2,74 m de entre-eixos (3,5 cm a mais), 1,80 m de largura (mesma largura do modelo anterior) e 1,41 m de altura (2 cm a menos). Porém, o porta-malas encolheu 100 litros, passando para 419 litros.
Vem para o Brasil?
Ainda não sabemos. A Honda não comenta oficialmente a possibilidade. Porém, existe uma grande dúvida se a marca vai continuar investindo no sedã médio em um cenário que se mostra cada vez mais complicado, principalmente pela concorrência com SUVs compactos e médios.
Por enquanto, o Civic 11 foi revelado apenas na América do Norte. Por lá, o lançamento será no meio do ano.
Caso o sedã apareça no Brasil, isso certamente não acontecerá antes de 2022. Isso porque a filial brasileira da Honda está concentrando suas atenções em outros lançamentos, como a nova geração do City e a chegada do inédito City hatch.