Torre é desmontada, e antiga fábrica de São Bernardo perde totalmente a identidade da Ford

Local foi vendido para construtura e fundo imobiliário
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quase dois meses depois de vários logotipos da Ford serem retirados da antiga fábrica de São Bernardo, (SP), a última identificação de que aquele local já pertenceu à fabricante americana foi derrubado.

A simbólica torre de mais de 10 metros de altura com o oval azul no topo foi desmontada no último final de semana.

Nesta terça-feira (27), toda a estrutura já havia sido removida. No local, cerca de 10 pessoas trabalhavam cortando o mato nas proximidades.

Antiga fábrica da Ford em São Bernardo, já sem a torre

VEJA MAIS

A antiga fábrica da Ford foi adquirida no ano passado pela Construtora São José e pelo fundo imobiliário FRAM Capital. Até agora, a única informação disponível é que o local deve se tornar um centro logístico. Mas ainda não há maiores detalhes.

Foto de março de 2021, quando a torre ainda estava na antiga fábrica

No início de março, o prédio administrativo da antiga sede da empresa, em São Bernardo do Campo (SP), começou a ser parcialmente desmontado.

Na ocasião, a equipe do Primeira Marcha conversou com alguns funcionários de uma empresa terceirizada que trabalhavam retirando logotipos. A instrução para eles era de não deixar nada que identificasse o local como instalações da Ford.

Veja as imagens de como era o prédio e como ficou após o trabalho das equipes:

Fábrica da Ford São Bernardo do Campo
Imagem do Google mostra antigas placas na fábrica que foi da Ford
Desmonte de placas da antiga fábrica da Ford em São Bernardo do Campo

Fábrica da Ford já estava abandonada

A Ford fechou a fábrica de São Bernardo em outubro de 2019. Meses depois, a Ford confirmou a venda do terreno para a Construtora São José e o fundo imobiliário FRAM Capital. Desde então, tem reduzido suas atividades no local. A parte administrativa já foi transferida para São Paulo.

Nas últimas semanas, o ar de abandono tomou conta da antiga fábrica. Nem os seguranças que costumavam ficar nas guaritas eram mais vistos, na mesma medida que o mato alto começava a crescer junto às guias.

Foto mostra o abandono da fábrica que foi da Ford em São Bernardo do Campo
Mato alto mostra o estado de conservação do prédio da avenida do Taboão

O local foi inaugurado em 1954, como uma das primeiras fábricas de automóveis do país. Na época, produzia modelos da Willys. Pouco mais de 10 anos depois, a Ford comprou a fabricante, e as instalações da avenida do Taboão passaram a ser da Ford.

Desde então, diversos modelos históricos da Ford foram produzidos ali, começando pelo Corcel, em 1968. Depois dele, vieram Ka, Escort, Fiesta, Maverick, Del Rey, Verona e Pampa, além dos caminhões F-1000 e Cargo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários