Muitas pessoas gostam da ideia de aproveitar as férias com uma viagem de carro. Além de normalmente ser mais econômico, você pode aproveitar para sair das rotas tradicionais de turismo e conhecer muitos locais diferentes e únicos.
Entretanto, a viagem de carro requer uma série de cuidados para que você possa aproveitar o máximo possível. Uma delas é com o porta-malas e todo o espaço disponível para você levar a bagagem.
VEJA MAIS
- Veja dicas para economizar combustível
- Fiat Grand Siena é mais eficiente com GNV, mas passa longe de ser moderno
- Dá pra viajar com um carro elétrico? Colocamos o Audi e-tron à prova
- Inscreva-se no nosso canal no YouTube
Esse tipo de avaliação é ainda mais importante se você possui uma família grande. Pense, por exemplo, sua calça profissional pode ser um item fundamental, mas um terceiro sapato de festa pode ser exagero quando você está indo passar um fim de semana no campo.
Isso porque além de utilizar os espaços com os passageiros, você deve garantir que todos tenham roupas e utensílios básicos de higiene e outras necessidades. Por isso, o primeiro ponto que você deve saber para começar a planejar uma viagem é conhecer seu veículo.
Dessa forma, você consegue pensar em formas de armazenamento que acabam sendo muito mais funcionais, sobretudo em carros menores. Você precisa ter um bom jogo de cintura para arrumar todos os itens no porta-malas do carro sem prejudicar a viagem.
Inclusive, caso você trabalhe com plano de gerenciamento de resíduos sólidos e tenha que viajar constantemente, pode começar a se organizar melhor para garantir todo o conteúdo necessário sem desperdiçar espaço.
Para conseguir aproveitar bem sua viagem, basta se atentar a algumas dicas que são fundamentais para você conseguir armazenar corretamente sua bagagem e permitirá que toda a família viaje sem nenhum tipo de problema.
1 – Cuidado com o peso
A capacidade de carga do carro estipula os limites seguros para transitar. Essa informação, que pode ser facilmente encontrada no manual do proprietário, é um ponto muito importante para que você saiba como utilizar corretamente seu veículo.
Isso porque o excesso de carga pode gerar um desgaste maior, prejudicando assim as funcionalidades do veículo. Além disso, pode ser muito perigoso, uma vez que acaba prejudicando elementos importantes como os freios.
A estabilidade do veículo também é seriamente prejudicada se ele estiver em sobrepeso, e isso pode fazer sua viagem acabar se tornando muito mais perigosa do que ela deveria.
Por isso, é importante que você tenha muito cuidado na hora de organizar a viagem e saber como arrumar a bagagem no porta-malas do carro. Se pretende trazer plantas de grande porte, por exemplo, o ideal é que saia com o veículo leve para garantir tranquilidade no retorno.
Vale lembrar que, se em algum momento você for parado em uma ronda policial e for identificado o excesso de peso, você está sujeito a uma infração média, que gera pontos em sua carteira e uma multa.
Por isso, é importante você levar em conta todas estas informações antes de encher o seu carro de malas. Dessa forma, consegue combinar com seus familiares de todos só levarem o necessário, diminuindo assim o peso da viagem.
2 – Como arrumar tudo no porta-malas
Quando for arrumar as malas no porta-malas, seguir uma ordem de organização pode acabar otimizando tanto o espaço quanto os elementos do veículo, sobretudo a dirigibilidade.
Isso porque quando você coloca as malas mais pesadas primeiro, consegue organizá-las de modo que espalhem o peso pelo porta-malas, ajudando na questão da estabilidade do veículo.
Além disso, elas acabam ocupando menos espaço dessa forma. Quanto à parte interna da bagagem, um protetor para biquíni pode ajudar a organizar o item na mala, garantindo assim um pouco mais de espaço para outros itens.
Isso permite que você consiga explorar melhor o porta-malas do veículo, arrumando de maneira organizada as outras bagagens e utilizando as malas pesadas como base para essa organização.
O ideal é guardá-las próximo do centro do veículo, em alguns casos mais próximo dos bancos ou da cabine, caso esteja em uma picape. Dessa forma, você consegue manter o centro de gravidade estabilizado e evita riscos na hora de dirigir.
Em cima das malas pesadas, você pode começar a colocar as maleáveis e mochilas. Comece espalhando-as de forma organizada pelo porta-malas, aproveitando as laterais e outros pontos do veículo que não estão sendo utilizados.
Se tiver muitas peças pequenas, algumas caixas podem dar conta de garantir a segurança destes objetos. Além disso, é ideal que você tenha muito mais atenção com itens frágeis que estiver carregando.
Ademais, atentar-se à sinalização de segurança dos objetos que está levando é fundamental para garantir que estes itens não se danificarão no caminho.
Isso acaba dando uma sensação de quebra-cabeças para guardar toda a bagagem, uma vez que você deve aproveitar todos os espaços possíveis para conseguir explorar melhor seu porta-malas.
Se tiver a possibilidade, embalagens a vácuo acabam aumentando muito o espaço para levar suas roupas, além de deixar a mala mais organizada. Isso acaba reduzindo drasticamente o volume transportado, dando um espaçamento maior para as malas.
Hoje, existem diversos mecanismos para esse tipo de embalagem, que costumam ser um investimento interessante para pessoas que gostam de viajar de carro e que carregam muita bagagem.
Alguns modelos mais modernos são extremamente fáceis de carregar, podendo ser levados na viagem para que você tome os mesmos cuidados com as roupas depois de usá-las, garantindo que o peso não vai aumentar muito na volta da viagem.
Você pode até mesmo utilizar rótulos adesivos para separar os itens embalados, tornando mais fácil sua identificação.
Aproveite as brechas que ficaram para colocar sacolas menores e sapatos. Mesmo que você não tenha mais itens para colocar no porta-malas, é importante pensar em formas de calçar as bagagens que já estão ali.
Isso evita que elas balancem ou caiam durante a viagem, o que pode acabar danificando algum item que está sendo carregado ou prejudique a condução do veículo. Uma boa maneira de guardar todas as bagagens e mantê-las no lugar é com o uso de um edredom.
Você pode colocar o edredom em cima de todas as malas, usando o pano para cobrir os espaços vazios e garantindo mais conforto e tranquilidade para sua viagem. O material do edredom acaba sendo uma opção perfeita para deixar o porta-malas seguro.
Além disso, você consegue proteger as malas com etiquetas para embalagens, separando-as para cada um dos viajantes.
3 – Atente-se aos limites do veículo
Todo veículo possui alguns padrões que devem ser seguidos para não prejudicar os limites de utilização do veículo.
No caso de carros de passeio, embora não haja um impeditivo legal para isso, é ideal que você não transite com excesso de carga na cabine. Além disso, é importante que as bagagens não atrapalhem a visão dos espelhos do veículo.
Se elas atrapalham a visão do motorista, podem acabar sendo responsáveis por acidentes e colisões, além de correr o risco de irem para frente e machucarem os passageiros.
Por isso, você deve tomar muito cuidado nas viagens. Não deixe que a ausência de um punitivo no código de trânsito seja responsável por você colocar em risco sua própria vida e a de seus familiares.
4 – Dirija com segurança
Não tenha pressa para chegar no destino. Aproveitar o trajeto é parte da jornada. Além disso, quanto mais rápido você estiver, mais pesado estará qualquer objeto solto no carro.
Por isso, é importante que você tome muita atenção com elementos que podem causar problemas. Se estiver dirigindo sozinho e carregar pouca bagagem, uma boa maneira de se precaver é através de uma rede de segurança.
Este item é fácil de encontrar em lojas automotivas e costuma ter um custo baixo. Assim, você garante que sua mochila sustentavel não sairá do lugar durante o trajeto.
Trata-se de uma rede com ganchos, que você pode colocar no veículo para garantir que sua bagagem não ficará solta, correndo risco de se locomover ao longo da viagem e causar até mesmo um acidente.
5 – Bagagem extra
Caso você não tenha conseguido arrumar todas as bagagens no porta-malas do seu veículo, você pode procurar algumas opções, como:
- Diminuir a quantidade de itens;
- Utilizar um rack de teto;
- Acoplar uma carreta no carro.
Alguns são muito simples e fáceis de fazer, mas outros requerem alguns cuidados especiais. Sobretudo o rack de teto, se não estiver aprovado pela marca de seu veículo, deve ser evitado.
Além disso, é importante verificar os limites de utilização impostos pela lei. Já no caso das carretas, você deve se atentar se o veículo permite esse tipo de integração, uma vez que é necessário um engate.
Além disso, no Brasil uma carreta deve ser equipada com luzes extras, fiação elétrica e uma placa extra, que pode ser solicitada no departamento de trânsito.
Considerações finais
Viajar é um momento muito especial, sobretudo em família. Entretanto, para que a viagem seja divertida e relaxante, você deve prestar muita atenção no momento de planejamento.
Dessa forma, quando você for arrumar as bagagens no porta-malas para seguir para seu destino, saberá que pode confiar nas decisões tomadas de bagagem e no armazenamento delas no veículo, conseguindo uma viagem muito mais segura e confortável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.