Stellantis muda diretoria na América do Sul

Vanessa Castanho assume a Citroën, enquanto Felipe Daemon passa a comandar a Peugeot
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Aos poucos, a estrutura da diretoria da Stellantis na América do Sul vai sendo definida. Nesta quarta-feira (12), a empresa anunciou como ficará o comando do grupo no continente, como mostra a reportagem de Pedro Kutney, publicada no Automotive Business, parceiro do Primeira Marcha.

VEJA MAIS

Peugeot e Citroën, marcas francesas do Grupo PSA que desde janeiro passado integram o portfólio do Grupo Stellantis (fusão entre PSA e FCA), têm nova diretoria na América do Sul.

Desde o mês passado, Vanessa Castanho foi escalada para dirigir a Citroën na região e Felipe Daemon fica à frente da Peugeot.

Vanessa Castanho é a nova chefe da Citroën no Brasil

Os dois substituem parte das funções que eram de Ana Theresa Borsari, diretora geral de ambas as marcas no Brasil desde 2018, que deverá ser transferida para a Europa, onde vai ocupar nova função global no grupo, em mudança a ser confirmada em breve.

Vanessa Castanho já era diretora da marca Citroën na América Latina no Grupo PSA, onde começou há exatamente um ano, em maio de 2020. Antes, de 1996 a 2018, trabalhou em outra empresa francesa, a Renault, passando por vários postos de gerência nas áreas comercial e institucional. A executiva é graduada pela Unip em administração de empresas com ênfase em comércio exterior e fez pós-graduação MBA em gestão empresarial na FGV.

Felipe Daeomon, novo chefe da Peugeot no Brasil

Felipe Daemon vem do lado “italiano” da Stellantis, estava desde 2015 na FCA, onde ocupou cargos de gerência na área de marketing. Desde 2019 e até março passado era gerente de marketing de produto para picapes e veículos comerciais leves do grupo. Antes, passou pela Nissan e Banco Votorantim. Daemon é economista graduado pelo Ibmec e cursou MBA na FGV.

Conforme indicou na semana passada Antonio Filosa, presidente da Stellantis América do Sul, nos próximos dois anos os dois novos chefes de Peugeot e Citroën têm a missão de recolocar as duas marcas na mesma posição que tinham há 10 anos no mercado brasileiro, quando sustentavam participação combinada nas vendas em torno de 5%, contra menos de 2% atualmente.

As outras duas marcas em atividade da Stellantis na América do Sul, Fiat e Jeep, continuam sob a direção de Herlander Zola e Alexandre Aquino, respectivamente. Não se sabe ainda se haverá mudanças nas funções de ambos.

No caso da Fiat, Zola se ocupa do marketing da marca e acumula a gestão de operações comerciais, enquanto na Jeep essas atribuições são divididas, Aquino lidera o marketing e Everton Kurdejak é diretor comercial de todas as marcas americanas do antigo Grupo Chrysler, incluindo Jeep, Ram e Dodge.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários