Com foco em elétricos, Volkswagen tira Passat de linha nos Estados Unidos

Sedã deixará de ser produzido em Chattanooga para dar lugar ao ID.4
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Volkswagen Passat

Um ícone da indústria automotiva deixará de ser produzido nos Estados Unidos. A Volkswagen está tirando de linha o Passat na América do Norte. Tudo bem que o sedã vendido por lá é diferente (e menos refinado) daquele produzido na Europa, mas não deixa de ser uma notícia triste.

A decisão da Volkswagen é justificada pelo forte investimento em SUVs (Atlas e Atlas Cross Sport) e também em elétricos, como o ID.4. Esses modelos ocuparão o espaço deixado pelo Passat na fábrica de Chattanooga, no Tennessee.

VEJA MAIS

Volkswagen Passat
Passat americano é diferente do europeu

Para homenagear o Passat, a Volkswagen lançou uma edição especial de despedida, limitada a 1.973 unidades. Elas serão divididas em 4 cores, e os números de produção de cada uma delas é alusiva a alguns fatos da história do sedã:

  • 411 unidades em vermelho Aurora, em alusão ao código de projeto do primeiro Passat;
  • 423 unidades em verde Racing, em alusão ao código de área do estado do Tennessee;
  • 524 unidades em branco, em alusão a inauguração da fábrica de Chattanooga, 24 de maio, 5/24, no padrão americano;
  • 615 unidades em cinza, em alusão as 6 gerações do Passat, sendo que 1 delas foi feita em solo americano, e as 5 décadas de vendas do sedã por lá.
Volkswagen Passat
Rodas de 18 polegadas com 15 raios do Volkswagen Passat

Além disso, há rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo de 15 raios, plaquetas comemorativas com o número do exemplar, um tapete de borracha no porta-copos com um mapa da região de Chattanooga e bancos de couro com desenho esportivo.

O Volkswagen Passat foi lançado em 1974 nos Estados Unidos, ainda importada da Europa. Foi assim até a inauguração da fábrica de Chattanooga, em 2011, quando o sedã passou a ser feito localmente. A partir daí, o modelo se diferenciou do Passat europeu, que usa uma plataforma mais moderna e refinada.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários