Great Wall compra fábrica da Mercedes no Brasil, diz jornal

Marca é a maior da China e apostaria em SUVs e picapes no Brasil
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Haval Jolion é um dos modelos produzidos pela Great Wall

Tudo indica que uma nova fabricante de carros da China está chegando ao país. Segundo informações do jornal “O Globo”, a Great Wall fará carros no Brasil. A empresa teria comprado a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). O jornalista Marcelo Ninio afirma que o negócio foi fechado há duas semanas.

A transação já teria sido até confirmada em uma publicação interna da marca chinesa. Um anúncio oficial é esperado para as próximas semanas.

Procuramos a Mercedes-Benz do Brasil. A empresa disse que “não comenta especulações”.

VEJA MAIS

Great Wall no Brasil é sonho antigo

Faz tempo que a Great Wall ‘namora’ o Brasil. O primeiro interesse surgiu há 10 anos, quando a empresa chegou a anunciar que teria uma fábrica no país. A intenção era produzir 100 mil carros por ano. Até a parceira já havia sido escolhida: nada menos do que o Grupo Caoa, que planeja construir uma fábrica na Paraíba.

Na ocasião, alguns fatores forçaram o cancelamento dos planos. Além de supostas desavenças com o governo local, a crise econômica e especialmente o ‘super IPI’, que sobretaxou excessivamente os veículos importados, acabaram com o sonho da Great Wall.

Nos últimos anos, a chinesa vem expandindo sua presença internacional. Para tanto, a empresa adquiriu fábricas de outras montadoras na Ásia, incluindo uma planta da General Motors na Tailândia. A Great Wall também já fabrica carros na Rússia.

Great Wall
Alguns modelos da Great Wall tem visual que lembra MUITO o de carros da Audi

Foco em SUVs e picapes

De acordo com o portal WM1, a marca iniciaria suas operações com modelos importados para, então, apostar na produção nacional.

O foco inicial seria nos SUVs e picapes, como o Haval H6 e a Poer. Apenas em 2024 é que a Great Wall fará carros no Brasil. Neste segundo momento, a empresa apostaria em modelos mais baratos, como os SUVs Haval H2 e H4.

Fora isso, especula-se que a Great Wall poderia trazer um modelo da marca de elétricos Ora e outro da Wey, divisão de luxo nos moldes da Lexus.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários