Pandemia atrapalhou planos, mas não impediu grandes estreias
A pandemia abalou os planos da indústria automotiva e causou uma das maiores crises mundiais da história em 2020.
Mesmo assim, as montadoras realizaram lançamentos importantes no ano que está terminando.
O mercado brasileiro foi dominado pelos SUVs, que a cada ganham mais espaço no coração do consumidor.
Neste ano, três importantes novidades chegaram às ruas. Mas houve espaço para grandes lançamentos em outras categorias. O Primeira Marcha relembra as novidades do ano a seguir.
Chevrolet Tracker
O Chevrolet Tracker estreou em março, logo no começo da pandemia. Inteiramente renovado, o carro trouxe itens até então inéditos na categoria, como internet 4G com Wi-Fi.
O estilo moderno traz referências ao novo Onix e deixou o SUV com um visual bem mais esportivo do que seu antecessor. O modelo também se destaca pela gama de motorizações turbinadas.
E parece que o público gostou: logo o Tracker virou sério candidato à liderança do segmento de SUVs compactos.
Fiat Strada
O coronavírus atrasou a estreia da nova Strada. Assim, a picape que chegaria em abril estreou apenas em meados de junho.
Depois de 22 anos, a picape da Fiat ganhou uma nova geração. Feita sobre uma plataforma mista de Mobi e Fiorino, o carro aproveita algumas peças do subcompacto, como as portas dianteiras, o para-brisa e as colunas “A”.
Mesmo assim, a nova Strada inovou mais uma vez com a carroceria de cabine dupla “de verdade”, a única da categoria com quatro portas.
Além do veterano 1.4 Fire, o modelo ganhou o moderno 1.3 Firefly. E as novidades continuam em 2021, quando a Fiat lançará a caixa do tipo CVT.
Volkswagen Nivus
A VW continuou sua enxurrada de SUVs neste ano. Depois do T-Cross, a marca apresentou o Nivus.
Pioneiro do segmento de SUVs cupês compactos no país, o carro foi totalmente projetado no Brasil e será vendido em mercados da Europa.
O estilo ousado é fruto da equipe liderada por JC Pavone, que fez um ótimo trabalho mesmo aproveitando algumas peças do Polo, como as portas.
Disponível em duas versões, o Nivus é movido pelo motor 1.0 turbo de até 128 cv. Destaca-se também por vir com itens como alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência.
Peugeot 208
A nova geração do 208 foi o lançamento mais importante da Peugeot em 2020.
O hatch foi o primeiro modelo do grupo PSA feito sobre a nova plataforma modular CMP, que trouxe um nível de refinamento na dirigibilidade inédito na gama de compactos da marca no país.
Fora isso, o design sedutor deixou o 208 idêntico ao modelo europeu. Pena que a sintonia está só no visual, já que o ‘nosso’ hatch traz o mesmo motor 1.6 16V de seu antecessor.
Ford Territory
A Ford deu um importante passo em sua estratégia de investir em picapes e SUVs com a chegada do Territory.
Importado da China, o modelo foi desenvolvido por uma joint-venture estabelecida entre a marca americana e a JMC.
O SUV traz muita tecnologia embarcada, com destaque para itens como piloto automático adaptativo e câmera com visão em 360 graus.
Se por fora ele tem linhas meio genéricas, a cabine traz ótimo nível de acabamento e generoso espaço interno.
Pena que o modelo sofreu com a alta de dólar, fazendo com que seu preço (que já era salgado) saltasse para quase R$ 200 mil na versão Titanium.