A Stellantis, dona da Fiat e da Jeep, iniciou nesta quarta-feira (10) a produção do motor 1.3 turbo em Betim (MG).
O motor 1.3 turbo de 4 cilindros faz parte de uma nova família, que também terá uma unidade 1.0 de 3 cilindros, e vai equipar carros de Fiat e Jeep já nos próximos meses.
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Quem vai ter esse motor?
A Stellantis não disse qual será o primeiro modelo a receber o novo motor. Nós apostamos que a decisão deve ficar entre Fiat Toro e Jeep Compass.
Por enquanto, apenas o 1.3 de 4 cilindros está sendo produzido. Com gasolina, ele tem 180 cv e 27,5 kgfm de torque. A potência com etanol, segundo a Stellantis, será divulga em breve.
Aliás, apesar de ser o mesmo motor, o 1.3 turbo terá diferentes nomes na Fiat e na Jeep.
Se for Jeep, ele será chamado de GSE. Já nos modelos da Fiat, será Firefly.
A nova linha de produção de motores turbo foi inaugurada com a ilustre presença do chefão global da Stellantis, o português Carlos Tavares. Além dele, estiveram em Betim o chefe do grupo para as Américas, Mike Manley e Antonio Filosa, chefão para a América Latina.
1.0 vem depois
Em um segundo momento, ainda esse ano, começa a produção do 1.0 de 3 cilindros de potência estimada de 120 cv.
A lista de modelos que receberá esse motor é mais extensa, e inclui Jeep Renegade, Fiat Argo, Cronos, Strada e o novo SUV compacto derivado do Argo, que já roda em testes em São Paulo e terá detalhes revelados ao longo do BBB21.
A nova linha de motores de Betim foi construída com investimentos de R$ 400 milhões. Para produzir o motor de 1 litro, haverá um novo aporte, de R$ 100 milhões.
A capacidade total de produção é de 100 mil unidades por ano.
Os novos motores turbo da Stellantis têm injeção direta de combustível e bloco de alumínio.
Peugeot e Citroën na fila
Depois dos modelos de Fiat e Jeep, os motores turbo da família Firefly devem equipar também carros de Peugeot e Citroën, outras marcas da recém-formada Stellantis.
O Peugeot 208, que hoje possui apenas o motor 1.6 aspirado, é um forte candidato a receber a nova unidade 1.0. Nós já avaliamos o hatch compacto.
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