A Toyota lançou nesta quinta-feira (11) o Corolla Cross, sua maior aposta para 2021. O SUV médio será oferecido em 4 versões, com preços entre R$ 139.990 e R$ 179.990.
O Corolla Cross chega como o primeiro desafiante real para o Jeep Compass entre os SUVs médios. A distribuição nas concessionárias da Toyota começa ainda neste mês de março.
Veja abaixo os preços e equipamentos de cada configuração:
- XR – R$ 139.990
Itens de série: ar-condicionado digital de 2 zonas, entradas USB para os bancos traseiros, acendimento automático dos faróis, 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), central multimídia com tela de 8 polegadas e conexões Android Auto e Apple CarPlay, sensor e câmera de ré e controles de tração e estabilidade.
- XRE – R$ 149.990
Itens de série: mesmo pacote do XR, mais acabamento com partes em couro, acesso por chave presencial, partida por botão, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico, faróis e lanternas de LED e sensor de chuva.
- XRV – R$ 172.990
Itens de série: substitui o motor 2.0 pelo conjunto híbrido. Mesmo pacote do XRE, mais moldura cromada nas janelas, controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, farol alto automático, alertas de permanência de faixa com correção no volante, de tráfego cruzado e sensor de estacionamento dianteiro.
- XRX – R$ 179.990
Itens de série: mesmo pacote do XRV, mais acabamento em couro bege, quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos e teto solar.
A Toyota ainda preparou uma série especial de lançamento, limitada a 1.200 unidades. Ela é baseada na configuração XRX, e adiciona uma série de acessórios, como carregador por indução, soleira nas portas, estribo lateral, bandeja de borracha no porta-malas. Nesse caso, o preço é de R$ 183.980.
Para todas as configurações, há 7 opções de cores: branco, branco perolizado, prata, cinza, preto, vermelho e azul.
As duas primeiras versões são equipadas com motor 2.0 aspirado de até 177 cv e 21,4 kgfm quando abastecido com etanol. Já as duas mais caras e completas recebem o conjunto híbrido flex, composto por um motor 1.8 aspirado de 101 cv e outro elétrico, de 72 cv. A potência combinada é de 122 cv.
Essas motorizações são idênticas às do Corolla sedã.
Comparando com o sedã, o Corolla Cross é, obviamente, mais alto. Ele também é mais largo. Só que perde em comprimento, entre-eixos e porta-malas. Veja a comparação na tabela abaixo.
Corolla Cross | Corolla sedã | diferença | |
Comprimento | 4,46 m | 4,63 m | -17 cm |
Entre-eixos | 2,64 m | 2,70 m | -6 cm |
Largura | 1,83 m | 1,78 m | +5 cm |
Altura | 1,62 m | 1,46 m | +16 cm |
Porta-malas | 440 l | 470 l | -30 l |
Força do nome
A Toyota está apostando na força do nome Corolla para emplacar seu novo SUV.
“[O Corolla Cross traz] a confiança e lealdade, assim como no sedã”, disse Gustavo Salinas, diretor de vendas da Toyota para a América Latina.
A empresa acredita que o SUV não deve canibalizar as vendas do Corolla “tradicional”, mas sim trazer de volta clientes perdidos para outras marcas.
“Já houve um movimento de mudança dos clientes do Corolla para SUV. Queremos trazer esse cliente de volta. Hoje vemos muito um Corolla sedã e um SUV da concorrência. Queremos ver um Corolla e um Corolla Cross”, disse Maurílio Pacheco da Silva, gerente de produto da Toyota.
A expectativa da fabricante é vender 3.500 unidades por mês.
Produção em ritmo acelerado
Apesar da crise no fornecimento de componentes que a indústria atravessa, a Toyota disse que a produção do Corolla Cross segue em ritmo acelerado na fábrica de Sorocaba (SP).
O local recebeu investimentos de R$ 1 bilhão para poder receber a produção do Corolla Cross. O SUV médio é o primeiro produto da empresa feito em Sorocaba a utilizar a moderna plataforma TNGA, a mesma do sedã, que é produzido em Indaiatuba, a 50 km dali.
Para acomodar o Corolla Cross em Sorocaba, a Toyota decidiu encerrar as vendas do Etios no Brasil. Mas o compacto continua sendo produzido no interior de São Paulo para exportação.
Assim, a projeção da Toyota para a fábrica de Sorocaba em 2021 é de cerca de 55 mil unidades do Corolla Cross, 47 mil do Yaris (hatch e sedã) e 18 mil do Etios (hatch e sedã).
Se você fez as contas, vai concluir que a produção do Corolla Cross é maior do que a expectativa de vendas para o Brasil. Isso acontece porque o SUV será exportado para 22 países das Américas.
De acordo com a empresa, o Brasil será o maior polo de exportações do Corolla Cross em todo o mundo, além de ser o Toyota brasileiro enviado para mais países.