Quase dois meses depois de vários logotipos da Ford serem retirados da antiga fábrica de São Bernardo, (SP), a última identificação de que aquele local já pertenceu à fabricante americana foi derrubado.
A simbólica torre de mais de 10 metros de altura com o oval azul no topo foi desmontada no último final de semana.
Nesta terça-feira (27), toda a estrutura já havia sido removida. No local, cerca de 10 pessoas trabalhavam cortando o mato nas proximidades.
VEJA MAIS
- Fim da produção é capítulo mais triste da história centenária da Ford
- Inscreva-se em nosso canal no YouTube
- Avaliação: Honda Accord é alternativa a sedãs alemães
A antiga fábrica da Ford foi adquirida no ano passado pela Construtora São José e pelo fundo imobiliário FRAM Capital. Até agora, a única informação disponível é que o local deve se tornar um centro logístico. Mas ainda não há maiores detalhes.
No início de março, o prédio administrativo da antiga sede da empresa, em São Bernardo do Campo (SP), começou a ser parcialmente desmontado.
Na ocasião, a equipe do Primeira Marcha conversou com alguns funcionários de uma empresa terceirizada que trabalhavam retirando logotipos. A instrução para eles era de não deixar nada que identificasse o local como instalações da Ford.
Veja as imagens de como era o prédio e como ficou após o trabalho das equipes:
Fábrica da Ford já estava abandonada
A Ford fechou a fábrica de São Bernardo em outubro de 2019. Meses depois, a Ford confirmou a venda do terreno para a Construtora São José e o fundo imobiliário FRAM Capital. Desde então, tem reduzido suas atividades no local. A parte administrativa já foi transferida para São Paulo.
Nas últimas semanas, o ar de abandono tomou conta da antiga fábrica. Nem os seguranças que costumavam ficar nas guaritas eram mais vistos, na mesma medida que o mato alto começava a crescer junto às guias.
O local foi inaugurado em 1954, como uma das primeiras fábricas de automóveis do país. Na época, produzia modelos da Willys. Pouco mais de 10 anos depois, a Ford comprou a fabricante, e as instalações da avenida do Taboão passaram a ser da Ford.
Desde então, diversos modelos históricos da Ford foram produzidos ali, começando pelo Corcel, em 1968. Depois dele, vieram Ka, Escort, Fiesta, Maverick, Del Rey, Verona e Pampa, além dos caminhões F-1000 e Cargo.