Está cada vez mais difícil achar modelos verdadeiramente esportivos por aí. Se você procurar no mercado de carros novos, então, a missão é quase impossível.
Sorte nossa que existe o Renault Sandero R.S. Lançado em 2015, o carro foi o primeiro projeto da Renault Sport fora da França. Por trás desta honra está um trabalho excepcional realizado sob uma base desafiadora.
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Afinal de contas, não é todo dia que você precisa transformar um projeto de baixo custo em um carro esportivo, ainda mais com tantas limitações financeiras e mesmo de engenharia.
Desempenho: Sandero R.S empolga como poucos
Ainda bem que os franceses conseguiram realizar isso. A receita empregada foi bem simples: aproveitar um motor veterano que já estava na prateleira da Renault no Brasil.
Assim o velho 2.0 16V, que já prestou serviços à Mégane, Duster e Oroch, foi encaixado no hatch. São 150 cv de potência e 20,9 kgfm de torque máximo quando abastecido com etanol, suficientes para fazer o Sandero ir de 0 a 100 km/h em 8 segundos. A velocidade máxima é de 203 km/h, Nada mal.
Diversas mudanças foram realizadas na parte mecânica. Além de um coletor de admissão maior, o hatch ganhou uma nova central eletrônica, que possibilita escolher entre dois modos de condução mais esportivos. Dependendo da escolha, o Sandero recebe mudanças nas respostas do acelerador, por exemplo.
O consumo tem médias regulares para um carro desta proposta. Segundo o Inmetro, são 6,9 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Se a escolha for pela gasolina, os números vão para 9,9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.
A suspensão é bastante dura e teve a altura rebaixada em 2,5 cm frente às versões comuns. O chassi foi retrabalhado e o sistema de escapamento também mudou. Dele sai um ronco bem grave, que invade bem a cabine nas acelerações. A direção naturalmente pesada do Sandero ganhou nova calibragem e o câmbio manual de 6 marchas possui engates curtos e precisos, bem diferente da caixa de cinco marchas do restante da gama.
No geral, é um conjunto maravilhoso para fãs de esportividade. Pode ser apenas cansativo no dia-a-dia, já que as rodas de liga leve de 17 polegadas (vendidas como opcionais) calçadas com pneus Michelin Sport bem apropriados para curvas também não ajudam muito na buraqueira diária.
Design e acabamento:
Reestilizado em 2018, o Renault Sandero R.S ficou ainda mais bonito. Embora a dianteira tenha se mantido sem mudanças (os faróis não trazem LEDs como nas outras versões do Sandero), as lanternas mais horizontais casaram bem com o conjunto esportivo. Se eu fosse comprar um R.S, certamente escolheria a bonita cor Vermelho Fogo, que custa R$ 1.500 extras.
Por dentro, o Sandero R.S. abusa do plástico de qualidade ruim, como no restante da linha. Existe, porém, um refinamento maior nesta versão. As portas são revestidas com um couro sintético cuja aparência imita fibra de carbono. Há vários detalhes na cor vermelha pela cabine, como nas molduras das saídas laterais de ar-condicionado e na base do volante esportivo de três raios, que tem ótima empunhadura.
Os bancos dianteiros revestidos em tecido são bonitos de ver e muito confortáveis. As abas pronunciadas nas laterais proporcionam maior conforto nas curvas, uma vez que elas ajudam a segurar o corpo. A posição de dirigir é muito boa para um carro esportivo.
Preço e itens de série:
Pena que o modelo já não é tão acessível como antes. Hoje o Renault Sandero R.S custa salgados R$ 87.690 e pode chegar a R$ 89.190 se encomendado com a pintura metálica.
A lista de itens de série inclui 4 airbags, freios a disco nas quatro rodas, ar-condicionado digital, direção eletro-hidráulica, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, luzes de iluminação diurna por LEDs, lanternas traseiras em LED, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, central multimídia Media NAV Evolution com suporte a Android Auto e Apple CarPlay e comandos de som atrás do volante.
Vale a pena?
Sim. Quem procura um esportivo divertido por menos de R$ 100 mil encontra no Renault Sandero R.S uma ótima opção. Pequeno e ágil, ele vai proporcionar boas horas de diversão para quem estiver atrás do volante.