A mudança na forma de comprar e vender carros tem se acentuado no Brasil nos últimos meses. Em março, falamos da Karvi, startup que chegou no país recentemente prometendo melhorar a qualidade nas vendas. Nesta quarta-feira (12), foi lançado o Creditas Auto, braço para compra e venda de veículos com possibilidade de negociação 100% digital da fintech que já atua no setor imobiliário e de empréstimos pessoais.
Além do atrativo de não precisar sair de casa, a Creditas Auto ainda permite que o cliente devolva o carro recém-adquirido e receba o dinheiro de volta se não gostar do veículo. Isso pode ser feito 7 dias depois da compra, desde que o motorista tenha rodado menos de 300 km nesse período.
VEJA MAIS
- Startup quer tornar venda de carros tão fácil quanto reservar um quarto de hotel
- Jaguar Land Rover abre centro de restauração de carros antigos na fábrica de Itatiaia
- Inscreva-se no nosso canal no YouTube
A operação da Creditas Auto foi criada com um investimento de R$ 50 milhões, usado na compra de veículos, contratação de funcionários – atualmente são 150, construção da sede física em Barueri (SP) e montagem da estrutura digital.
Como funciona
A plataforma da Creditas Auto é similar aos sites de anúncios que existem atualmente. O cliente pode buscar por marca e modelo.
Só que as diferenças começam no anúncio, com fotos feitas por profissionais – caminho que a Karvi também segue e os próprios sites como a OLX têm buscado fazer.
Caso tenha interesse, e não deseje ir até uma loja física, o cliente pode receber o veículo em casa e fechar a compra também de forma remota.
O pagamento pode ser feito usando os serviços financeiros da Creditas. Também são aceitos veículos usados na troca.
Segundo o executivo da empresa, os preços de compra e venda são definidos levando em conta algoritmos alimentados pelos valores praticados no mercado, oferta e demanda.
Caso o comprador prefira a maneira “tradicional” e presencial para fechar um negócio, a Creditas Auto também estará em 6 endereços nas próximas semanas – todos na Grande São Paulo.
Além da sede de 30.000 m² em Barueri, haverá lojas nos shoppings Anália Franco e Santa Cruz, nos supermercados Big Washington Luiz e Pacaembu e em um endereço na região da Av. Luís Carlos Berrini.
Mega sede em Barueri
Em Barueri, além do showroom, ficam concentrados os serviços de inspeção dos veículos antes de serem anunciados e a avaliação dos modelos que serão adquiridos – incluindo aqueles dos clientes.
“Já tivemos casos de clientes que trouxeram o carro até Barueri. Fizemos a inspeção, ele escolheu um novo e já saiu com o carro”, disse Fabio Zveibil, vice-presidente da Creditas.
A Creditas diz que realiza uma inspeção que contempla 250 itens de mecânica e estética.
“Trocamos peças, se necessário. Esse é o trabalho preventivo, inclusive entregamos para o cliente o relatório. Além disso, temos garantia de 1 ano para motor e câmbio. Se houver alguma outra necessidade, avaliamos junto com o cliente”, afirma Zveibil.
Atualmente, o estoque tem 800 veículos, dos quais 500 já estão disponíveis no site. O objetivo, porém, é chegar a 2.000 unidades até o final do ano. A sede da empresa pode acomodar até 3.000 carros.