Entre os lançamentos, estão as inéditas e exclusivas Ferrari Roma e Maserati MC20, além de novas gerações de BMW M3 e Audi RS Q3.
Sonho de consumo de muita gente, os carros esportivos são realidade para uma pequena parcela da população.
Porém, como sonhar ainda é grátis, trouxemos aqui uma lista de carros esportivos que chegarão ao país em 2021.
São 14 modelos, entre novas versões, como o Ford Mustang Mach 1 e o Porsche 718 Cayman GT4, novas gerações, como a BMW M3 e modelos inéditos e bastante exclusivos, caso da Maserati MC20 e da Ferrari Roma.
Nos parágrafos abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre as novidades:
Audi RS Q3
A nova geração do RS Q3 chega ao Brasil cerca de um ano depois do Q3 “convencional”. Além do visual atualizado e dos novos equipamentos, o conhecido motor 2.5 de 5 cilindros turbo foi aprimorado. Agora, ele entrega 400 cv e 49 kgfm, gerenciados por um câmbio de dupla embreagem de 7 marchas.
O desempenho é bastante satisfatório: ele acelera de 0 a 100 km/h e, 4,5 segundos.
Audi RS Q3 Sportback
Variação do tema RS Q3, a versão Sportback traz visual com jeito de cupê. Aliás, é a primeira configuração do modelo que desembarca no Brasil.
Assim como a versão “totalmente SUV”, o Sportback tem motor 2.5 de 5 cilindros.
BMW M3
O M3 é daqueles carros que chamam atenção por onde passam. Nesta nova geração, além da esportividade, uma das características marcantes é o design – bem ao estilo ame ou odeie.
Na nova geração, o M3 manteve o motor 3.0 de seis cilindros em linha. Só que a potência subiu. Agora são 480 cavalos e 56,1 kgfm de torque na opção menos potente.
Na configuração Competition, são 510 cv e 66,3 kgfm de torque. Ela também traz câmbio automático de 8 marchas e tração traseira. Com isso, faz de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
BMW M2 CS
Algumas das 2.200 unidades do mais extremo dos M2 virão ao Brasil logo no começo de 2021. O que o pequeno cupê tem de especial?
A primeira coisa é o câmbio manual de seis marchas. A segunda é um motor 3.0 de 6 cilindros de 450 cv. Além delas, ainda há diversas peças em fibra de carbono, como capô, teto, capas dos retrovisores e spoilers.
O resultado é um modelo, além de mais leve, mais rápido. Ele faz de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, com máxima limitada em 280 km/h.
Ferrari Portofino M
Esse foi o primeiro modelo da Ferrari lançado após a chegada da pandemia. A Portofino traz motor V8 de 3,9 litros com 620 cv – 20 a mais do que antes.
A Ferrari também trocou a transmissão de dupla embreagem de 7 marchas por uma da mesma arquitetura, mas com 8 marchas.
Ferrari Roma
O esportivo que homenageia a Cidade Eterna tem visual marcante – tudo para se tornar um clássico no futuro. Apesar do design diferenciado, a Roma possui os mesmos atributos das outras Ferrari.
Prova disso é o motor V8 turbo de 3,9 litros de 620 cavalos e 77,5 kgfm (o mesmo da Portofino M). Com ele, a Ferrari acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, e alcança a velocidade máxima superior a 320 km/h.
Ferrari SF90
A primeira novidade da Ferrari chega ao Brasil ainda em janeiro. Seu preço, se o câmbio não sofrer grandes variações, deve ficar na casa dos R$ 7 milhões.
Por essa quantia, o abastado dono leva para casa o híbrido plug-in da Ferrari. A SF90 Stradale tem 1.000 cavalos, 91,8 kgfm de torque, e acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, com máxima de 340 km/h.
Ford Mustang Mach 1
O Mustang Mach 1 é uma edição limitada do clássico muscle car. Ela traz o conhecido motor V8 5.0 de 466 cv. Segundo a Ford, a versão é uma “ponte” entre o Mustang GT convencional e as versões Shelby.
No visual, o Mach 1 tem para-choque e grade redesenhados, próprios da versão. As rodas são no desenho Magnum 500 de cinco raios. Ainda há faixas pretas e pinças de freio em cor diferente da carroceria.
Maserati MC20
O MC20 é um modelo extremamente importante para a Maserati. Ele não marca apenas o retorno da empresa aos superesportivos, mas também como fabricante de motores, depois de quase duas décadas.
O retorno, aliás, é em grande estilo. O MC20 usa um V6 3.0 biturbo de 630 cv e 74,4 kgfm. Ele desembarca no Brasil em julho, custando cerca de R$ 3,5 milhões.
McLaren 765LT
765 cv, 0 a 200 km/h em 7 segundos e 330 km/h de máxima. Essas são as credenciais do 765LT, o McLaren de rua mais rápido já feito. A chegada das pouquíssimas unidades destinadas ao Brasil está programada para 2021.
Mercedes-AMG GLE 63 Coupé
Um “mamute” de mais de 2 toneladas equipado com um motor V8 4.0 de 571 cv. O resultado é o novo GLE 63 Coupé, que chega ao Brasil no início do ano.
Ele é capaz de alternar o conforto de um SUV com suspensão a ar com a dinâmica de condução de um carro esportivo que chega aos 100 km/h em apenas 4 segundos.
Mercedes-AMG GT Black Series
Ele é “apenas” o veículo de produção em série mais rápido a percorrer os quase 21 km do circuito de Nurburgring Nordschleife, também conhecido como “inferno verde”.
O novo AMG GT Black Series também traz o V8 mais potente já feito pela empresa, com incríveis 730 cv. Ele leva o esportivo de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, com máxima de 325 km/h.
Além do motor mais potente, essa configuração traz melhorias na aerodinâmica inspiradas nos modelos de competição e redução de peso com o uso excessivo de fibra de carbono.
Porsche 718 Cayman GT4
Este que vos escreve teve a chance de guiar o modelo equipado com câmbio manual em Interlagos, e pode comprovar que o Cayman GT4 é um dos esportivos mais divertidos de dirigir.
Só que a Porsche decidiu trazer para o Brasil apenas a versão com câmbio PDK de dupla embreagem, que corta parte da diversão, mas deve agradar a maioria dos compradores.
De qualquer forma, o motor 4.0 boxer aspirado de 420 cv é dono de um ronco maravilhoso, além de ser extremamente competente.
Porsche 718 Spyder
A própria Porsche define o 718 Spyder como “Perfeitamente irracional”. Afinal, ninguém que usa apenas a racionalidade levaria para casa um esportivo de apenas dois lugares com teto de lona.
A Porsche ainda sugere que o interessado desfrute de “emoções desenfreadas e muito vento contra”.
É isso que o Spyder oferece. Equipado com o mesmo motor 4.0 boxer do GT4, ele tem desempenho semelhante, e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos. Só que, em um carro deses, talvez a melhor pedida seja desfrutar o passeio em velocidades mais baixas.
Especial carros 2021
Esta é a quarta matéria da série especial de lançamentos previstos para 2021. Nos próximos dias, você vai acompanhar as novidades de outros segmentos: