Veja 30 SUVs que serão lançados no Brasil em 2021

Listamos 30 SUVs que serão lançados no Brasil em 2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Inéditos Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross devem incomodar o Jeep Compass, que também muda.

Esses são alguns dos SUVs que chegarão em 2021

O segmento mais disputado do nosso mercado chega com lançamentos de peso nesse ano novo. Das novidades que o Brasil vai receber ao longo do ano, alguns dos mais importantes estão aqui.

É o caso dos SUVs médios Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, que prometem tirar o sono do líder isolado da categoria, o Jeep Compass.

Só que a FCA não vai ficar sentada observando a concorrência. Em 2021, o Compass ganha uma leve reestilização e passa a contar com o novo motor turbo da família Firefly, além da versão híbrida.

Além deles, teremos novidades em todas as faixas de preço, começando pelo Caoa Chery Tiggo 2 e chegando ao Mercedes-Benz GLS.

Assim, nossa lista chegou a 30 lançamentos, e é a mais extensa da série de matérias com as novidades de 2021.

Nos parágrafos abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre as novidades:

Audi Q3 2.0 – nova versão

Nova geração do Audi Q3, lançada no país em 2020
Q3 vai ganhar versão mais potente em 2021

Depois de lançar a nova geração do Q3 apenas com motor 1.4 turbo, o modelo, que é o mais vendido da Audi no país, vai ganhar uma opção mais potente.

A escolha mais provável é pelo 2.0 de 230 cv, o mesmo motor que já equipa outros carros do Grupo Volkswagen no Brasil. Ainda existe a opção pela versão híbrida, de 245 cv, e que pode rodar até 51 km apenas no modo elétrico.

Audi Q5 Sportback

Audi Q5 Sportback

Ele é o mais novo integrante da família de SUVs cupê da Audi. Lançado em setembro, vai desembarcar por aqui em 2021. Tem motor 2.0 turbo de 265 cv e 37,7 kgfm de torque. Na versão esportiva SQ5, lança mão de um 3.0 turbo V6 de 354 cv e 51 kgfm de torque.

Caoa Chery Tiggo 2

Caoa Chery Tiggo 2 reestilizado

Último remanescente da “era pré-Caoa”, o Tiggo 2 vai receber as maiores mudanças entre toda a linha da marca no Brasil. Além do facelift, já mostrado na China, o crossover receberá novo conjunto mecânico.

Saem o 1.5 aspirado e o câmbio automático de 4 marchas e entram um 1.0 turbo com uma transmissão CVT.

Caoa Chery Tiggo 5X

Caoa Chery 5X 2021

Em dezembro, a Caoa anunciou um investimento de R$ 1,5 bilhão na fábrica de Anápolis (GO), de onde saem os SUVs da Caoa Chery e veículos da Hyundai, para a produção de 10 novos veículos (entre inéditos e renovações) nos próximos 5 anos.

Parte do montante deve ser aplicada na renovação visual do Tiggo 5X, já apresentada na China. As mudanças se concentram na dianteira, com uma nova grade. O interior também deve ser modernizado, com a chegada de uma central multimídia maior e com mais recursos.

Caoa Chery Tiggo 7

Caoa Chery Tiggo 7 ganhou novo visual na China, que deve chegar ao Brasil em 2021
Mudanças no Tiggo 7 acompanham restante da gama

O Tiggo 7 vai acompanhar as mudanças dos demais modelos. Na China, ele recebeu uma nova grade, mais larga, e que traz detalhes cromados. Na cabine, há uma nova central multimídia com estilo flutuante.

O motor 1.5 turbo de 150 cv deve permanecer.  

Chevrolet Equinox

2022 Chevrolet Equinox Premier

Se 2020 foi um ano cheio para a Chevrolet, 2021 será bem mais modesto. Até agora, nenhum lançamento foi confirmado pela empresa.

Nosso palpite é que o Equinox com visual atualizado deve ser uma das poucas novidades. O SUV recebeu cara nova no início de 2020, mas sequer chegou aos Estados Unidos – principal mercado para o modelo. Por isso, o desembarque no Brasil não deve acontecer no começo do ano.

Citroën C5 Aircross

Citroën C5 Aircross

A Citroën ainda estuda a importação do C5 Aircross para o Brasil. A questão crucial é o câmbio, afinal o modelo vem da França. Por outro lado, um indicativo de que a chegada pode estar próxima é que a Citroën já lançou o SUV na Argentina.

Assim como os “primos” Peugeot 3008 e 5008, o C5 Aircross tem motor 1.6 THP de 165 cv.

Exeed

A divisão de luxo da Chery estreia no Brasil em 2021. Os modelos ainda não foram confirmados pela Caoa, que irá cuidar da operação e da produção dos SUVs em Anápolis (GO). Nós apostamos que os modelos escolhidos, inicialmente, são LX e VX.

Exeed LX

Exeed LX deve trazer nova marca de luxo da Chery para cá
SUV LX pode ser 1º modelo da Exeed feito aqui

Primeiro veículo da Exeed a chegar ao Brasil, o LX é uma versão de luxo do Tiggo 7. Até por isso, seu preço deve ficar acima dos R$ 125 mil cobrados pelo modelo em sua versão topo de linha. Seu maior concorrente deve ser o Jeep Compass, que também tem porte semelhante.

Exeed VX

Exeed VX é SUV grande com porte de BMW X7
VX tem porte de BMW X7

O VX é um SUV ainda maior. Ele tem quase 5 metros de comprimento, e um visual que até lembra o BMW X7. Com capacidade para levar até 7 passageiros, traz uma dose extra de refinamento em relação ao Tiggo 8, maior e mais luxuoso modelo da Caoa Chery no Brasil.

Fiat Argo SUV

Projeção do SUV baseado no Fiat Argo. Renato Aspromonte/OverboostBR

Esse deve ser um dos principais lançamentos de 2021. O modelo, que ainda não teve o nome revelado, deve marcar a volta da Fiat ao segmento dos SUVs (lembra do Freemont?).

Baseado no compacto Argo, ele vai buscar o mesmo caminho do Nivus (cuja base é o Polo). Porém, seu preço deverá ser mais baixo. O presidente da FCA, Antonio Filosa, afirmou que o design será seu ponto forte.

Trazemos aqui uma projeção dos colegas da OverboostBR que dá uma boa ideia de como será o modelo.

Ford Bronco Sport

Ford Bronco Sport chegará ao Brasil em 2021

Outro modelo que vai disputar o título de principal lançamento do ano, o Bronco Sport chegará ao Brasil importado do México – por isso, evita o pesado imposto de importação.

Mais um rival para o Jeep Compass, o SUV tem 4,39 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos. A Ford ainda não confirmou as motorizações. Nos Estados Unidos, ele terá duas opções: 1.5 de 3 cilindros e 181 cv ou 2.0 de 4 cilindros e 245 cv.

Hyundai Tucson

Nova geração do Tucson traz design ousado
Goste ou odeie, a gente precisa admitir que ficou diferente

O Tucson passou por uma das mudanças mais contundentes de sua história. O estilo ousado deve dividir opiniões com elementos como os faróis que parecem “camuflados” na grade frontal.

A nova geração tem 4,50 m de comprimento (2 cm a mais), enquanto a largura cresceu 1,5 cm e agora é de 1,86 m. Já a distância entre eixos é 1 cm maior do que seu antecessor.

As versões de entrada do Tucson tem um motor 1.6 turbo de 150 cv, que também equipa as

Hyundai Creta

Sim, esse é o visual do novo Hyundai Creta

SU2 é o código do projeto da reestilização profunda que o Creta (ou ix25 em alguns mercados) recebeu no exterior.

A IHS identifica a renovação do SUV nacional exatamente com esse codinome. A consultoria afirma que a produção começa ainda no primeiro semestre de 2021 em Piracicaba (SP).

O visual… bem, o visual será o mesmo do modelo chinês, e reforça o rumo polêmico que a Hyundai trouxe com o HB20.

Jac T40 Plus

Jac T40 Plus será uma das novidades da marca
T40 recebeu mudanças mais discretas

O trio de SUVs da JAC Motors acaba de ser renovado. Lançado há 3 anos, o T40 ganhou novos para-choques, grade frontal mais larga e rodas redesenhadas.

Seu pacote de equipamentos foi reforçado com teto solar elétrico, câmeras 360 graus e central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.

Jac T50 Plus

Jac T50 Plus

Na linha 2021, as mudanças no T50 foram concentradas na dianteira, com a divisão do conjunto ótico em duas peças. A parte superior acomoda o DRL, enquanto a peça principal fica no para-choque.

O T50 Plus ganhou teto solar elétrico, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e 6 airbags de série.

Jac T60 Plus

Jac T60 Plus

Do trio, o que mais mudou foi o T60, curiosamente o modelo lançado há menos tempo – pouco mais de um ano.

Na linha 2021, ele passou por uma reestilização profunda. A dianteira agora traz faróis bastante afilados, e divididos em duas peças, sendo que a superior tem função de luz de rodagem diurna. Para-choque e grade também foram redesenhados.

Jeep Compass

Esse é o novo (?) visual do Jeep Compass

O visual será a menor das alterações do Compass 2022. Mais importante do que isso é a troca de motorização. Sai de cena o 2.0 de 166 cv que não é referência nem em desempenho, tampouco em consumo. Em seu lugar, chega o novíssimo 1.3 turbo Firefly, que pode ter 150 cv ou 180 cv.

Jeep Renegade

Renegade terá motor 1.3 turbo neste ano

Assim como o Compass, o Renegade passará a ter motor turbo, que ocupará o lugar do 1.8 de 139 que não deixará saudades.

No caso do Renegade, a escolha deve ser pelo 1.0 turbo de cerca de 120 cv. Mesmo sendo quase 20 cv menos potente, o novo motor vai entregar torque mais abundante e em uma faixa melhor de rotações.

Além do desempenho otimizado, o consumo de combustível também deve melhorar.

Jeep SUV de 7 lugares

Novo SUV de 7 lugares será maior estrela da Jeep (foto: Ariane Suriani)

Conhecido como projeto 598, o modelo é uma derivação do Compass, mas com capacidade para 7 passageiros.

Filosa também comentou sobre esse modelo. Na ocasião, o executivo disse que ele seria mais voltado ao segmento de luxo.

Land Rover Defender 90

Land Rover Defender 90

Se 2020 foi ano de lançamento do Defender na configuração 110, com motor a gasolina, 4 portas e 5 metros de comprimento, 2021 deve marcar a chegada de novas versões.

Uma delas deve ser a 90, com carroceria 40 cm mais curta, e com apenas duas portas. Também pode dar as caras por aqui a motorização diesel, que utiliza um sistema híbrido leve.

Mercedes-Benz GLA

Mercedes-Benz GLA

Sem a fábrica de Iracemápolis (SP), o GLA chega ao Brasil importado. Na nova geração, o menor SUV da Mercedes cresceu e deixou de lado o visual de hatch “bombado”. Também ganhou uma motorização mais moderna com a chegada do 1.3 turbo de origem Renault.

Mercedes-Benz GLB

Mercedes-AMG GLB 35

Atualmente, o GLB é vendido apenas na configuração 200, com motor 1.3 turbo de 163 cv. Para o ano que vem, a Mercedes já confirmou “novas versões” para o SUV de 7 lugares.

A família deve aumentar com a chegada das configurações 250, com um 2.0 de 224 cv e, quem sabe, a variante esportiva AMG 35, que traz um 2.0, mas de 306 cv.

Mercedes-Benz GLS

Mercedes-Benz GLS

A Mercedes define o GLS como o Classe S dos SUVs. Ou seja, luxo é o que não falta no maior utilitário esportivo da marca alemã.

O modelo tem as três fileiras de bancos com ajustes elétricos e duas telas de 11,6 polegadas para quem viaja na fileira do meio. A marca ainda promete conforto para quem tem até 1,94 m e precisa viajar “no fundão”.

No exterior, o grandalhão é vendido em duas versões: GLS 580, que traz um V8 de 489 cv que usa um sistema híbrido leve, e GLS 450, também híbrido leve, mas com um 6 cilindros em linha de 367 cv. Essa segunda opção é a mais cotada para o Brasil.

Nissan Kicks

Novo visual do Nissan Kicks

Quase cinco anos após o lançamento, o Kicks vai passar pela primeira plástica. O estilo deve seguir o mesmo adotado no exterior, com a grade mais larga e os faróis ainda mais afilados.

A maior novidade, porém, o conjunto híbrido e-Power, não deve chegar tão cedo.

Peugeot 3008

Peugeot 3008 2021 tem grade, faróis e para-choque redesenhados

Ainda não há confirmação por parte da Peugeot, mas nós apuramos que o facelift lançado na Europa há cerca de 3 meses chegará ao Brasil ao longo de 2021.

A principal mudança está na frente, com faróis seguindo o estilo de 208 e 508 e a grade integrada.

Peugeot 5008

Novo 5008 ainda não está confirmado para cá
Novo 5008 ainda não está confirmado para cá

Seguindo a lógica, se o 3008 muda, o 5008 muda também, certo? Não necessariamente. Há chances de o modelo maior (com capacidade para 7 pessoas) chegar, mas o martelo ainda não está batido na PSA.

Renault Captur

Captur deve ganhar facelift e motor 1.3 turbo
Captur deve ganhar facelift e motor 1.3 turbo

Caberá ao Captur a missão de finalmente estrear o motor 1.3 turbo em um modelo da Renault – o propulsor já está em modelos da Mercedes-Benz.

Junto com o motor, o Captur receberá uma leve plástica, que inclui novos para-choque e grade frontais e volante e central multimídia atualizados, iguais aos que já equipam o Duster.

Toyota Corolla Cross

Corolla Cross é forte candidato a lançamento do ano em 2021
SUV será feito em Sorocaba (SP

Talvez o lançamento mais esperado de 2021, o Corolla Cross chega logo no primeiro trimestre, com a aposta de colocar a Toyota de vez na briga dos SUVs médios.

Além do nome, o SUV deve utilizar também as motorizações do sedã: 2.0 de 4 cilindros aspirado e 177 cv, além de um conjunto híbrido flex, composto por um 1.8, além de um motor elétrico. Somados, entregam 122 cv.

Volkswagen Taos

Feito na Argentina, Taos desembarca no 2º trimestre

Revelado nos últimos meses de 2020, o Taos chega ao Brasil no segundo trimestre.

Posicionado entre T-Cross e Tiguan, o SUV será vendido apenas na motorização 1.4 turbo, que entrega até 150 cv.

Volkswagen Tiguan

Reestilizado, o VW Tiguan pode chegar ao Brasil
Novo Tiguan pode pintar no país em 2021

Ainda não há confirmação, mas são grandes as chances de a VW mudar o visual do Tiguan.

Assim, o carro deve replicar o estilo da reestilização exibida em junho de 2020 na Europa. Além de faróis e grade atualizados, o Tiguan vai ganhar pequenas mudanças por dentro, incluindo novo volante (o mesmo do Nivus) e central multimídia VW Play.

Especial Carros 2021

Esta é a sexta e última matéria da série especial de lançamentos previstos para 2021. Nos últimos dias, você acompanhou as novidades de outros segmentos. Reveja:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários