Entre os lançamentos, estão novas gerações de Audi A3 Sedan, Honda City e Nissan Sentra.
Em baixa no Brasil há alguns anos, o segmento dos sedãs teve um 2020 bem pacato. A principal novidade foi o Nissan Versa, já no final do ano.
Para 2021, o ritmo será um pouco melhor. Mesmo assim, são poucos lançamentos. Até por isso, decidimos juntar sedãs com o único cupê previsto para o ano.
Assim, nossa lista chegou a 7 lançamentos, entre modelos compactos, médios e de luxo.
Nos parágrafos abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre as novidades:
Audi A3 Sedan
Mesmo com uma grande indefinição sobre a produção local, o novo A3 Sedan chega em 2021. Inicialmente, será importado da Hungria. Caso a Audi decida nacionalizá-lo, as unidades “made in Paraná” só começam a ser vendidas em 2022.
A Audi ainda não confirmou a motorização do modelo, mas existe a expectativa de que ele seja o primeiro modelo da marca a usar o moderno 1.5 turbo de 4 cilindros. Ele tem os mesmos 150 cv do 1.4 usado atualmente, porém, consegue números melhores de consumo e emissões.
Além do novo motor, o A3 Sedan traz visual completamente renovado e mais tecnologia. Há faróis Matrix, central multimídia de 10 polegadas e até suspensão adaptativa.
BMW Série 4
O único cupê da lista é o BMW Série 4 de nova geração. Lançado em junho, o modelo ainda não está confirmado para o Brasil, mas deve dar as caras ao longo de 2020.
Nem é preciso dizer que a característica mais marcante do modelo é a enorme grande frontal. Apesar do exagero, o desenho, como um todo, é bastante elegante, principalmente pela linha de cintura “sensual”.
Na Europa, há uma extensa lista de motorizações. As mais cotadas para o Brasil são a 430i, com motor 2.0 turbo de 258 cv e 40,8 kgfm e a M440i xDrive, com motor 3.0 de seis cilindros aliado a um sistema elétrico de 48V, com 374 cv e 50,1 kgfm.
Honda City
A nova geração do sedã é identificada internamente pela sigla 2TG. Ela começa a ser produzida no interior de São Paulo (provavelmente em Itirapina) no segundo semestre deste ano, cerca de dois anos após a apresentação global.
No exterior, o novo City tem motor 1.0 de 3 cilindros turbo de 122 cv. Considerando que a filial brasileira é mais conservadora, é provável que essa motorização não chegue para nós, sendo mantido o 1.5 de 116 cv.
Mercedes-Benz Classe C
Com o fim da produção de automóveis no Brasil, o Classe C passará a ser importado da Alemanha. Isso pode significar uma leve melhoria em termos de acabamento e um acerto de suspensão mais “duro”.
Melhor notícia é que a nova geração, com previsão de lançamento já nos próximos meses na Europa, desembarca por aqui ainda em 2021, mais precisamente no terceiro trimestre. Segundo sites gringos, o sedã deverá ficar mais esportivo do que o modelo atual, conhecido pela elegância.
Mercedes-Benz Classe E
Lançada em maio na Europa, a renovação do sedã executivo será lançada no Brasil no início do segundo semestre de 2021.
Modelo mais vendido da história da marca, o Classe E evoluiu ainda mais em termos de condução semi-autônoma. Uma nova função é o assistente de direção ativo em rotas pré-determinadas.
O visual segue o padrão já visto no CLS, por exemplo, com lanternas mais afiladas e uma nova grade frontal.
Nissan Sentra
Depois do Versa, é a vez de o Sentra ganhar uma nova geração em 2021. A produção na fábrica mexicana de Aguascalientes já teve início – e o sedã inclusive já é comercializado no país.
Além da grande evolução no desenho, o Sentra também vai ganhar em tecnologia com itens como frenagem automática com detecção de pedestres, assistente de saída de faixa e controle de velocidade adaptativo.
A má notícia é que o conjunto mecânico não mudou. Ele segue sendo oferecido com o motor 2.0 aspirado de 147 cv, enquanto há opções mais modernas e turbinadas na concorrência.
Rolls-Royce Ghost
A Rolls-Royce decidiu que a plataforma da BMW do antigo Ghost não era boa o suficiente para a nova geração. Por isso, criou uma nova, do zero, totalmente em alumínio. Isso dá a dimensão da importância do novo modelo.
Segundo a marca, é o Rolls-Royce mais tecnológico já feito. No interior, os alto-falantes reproduzem um “sussurro” para tornar a cabine mais agradável. As portas agora possuem abertura e fechamento automáticos ao toque de um botão.
O motor é um V12 de 6.75 litros, que rende 560 cavalos e 86,7 kgfm de torque. O lançamento ainda não foi confirmado pela Via Itália, responsável pela operação da Rolls-Royce no Brasil
Especial carros 2021
Esta é a segunda matéria da série especial de lançamentos previstos para 2021. Nos próximos dias, você vai acompanhar as novidades de outros segmentos: