Peugeot, Citroën e Volvo comemoram boas vendas no Brasil

Francesas voltaram a ter participação de anos atrás, enquanto Volvo foi a vice-líder entre as premium
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Peugeot 208 teve melhor mês de vendas desde 2013
Peugeot 208 teve o melhor mês de vendas desde o lançamento

Este ano de 2021 tem sido atípico no mercado de veículos novos no Brasil. Reflexo da pandemia, a escassez de semicondutores, essenciais na indústria automotiva, tem feito do ranking de marcas e modelos uma verdadeira montanha-russa.

A Chevrolet, líder de vendas no país há 6 anos, parou a produção do Onix, carro mais vendido do país desde 2015 em abril, sem previsão de retorno imediato. Com isso, a empresa também viu a ponta do mercado escapar.

Quem se aproveitou disso foi a Fiat, que reassumiu a liderança perdida exatamente para a Chevrolet.

VEJA MAIS

Só que outras marcas têm ainda mais motivos para comemorar. Peugeot e Citroën, antes parte do grupo PSA, mas desde janeiro sob o guarda chuva da Stellantis, conseguiram resultados expressivos nas vendas, algo que não alcançavam no país há anos.

Em junho, a Peugeot emplacou 3.054 veículos, alcançando 1,8% de participação do mercado. Pode parecer pouco, mas esse é o melhor resultado da empresa desde maio de 2013.

Principal produto da marca francesa, o 208 foi responsável por 1.738 unidades desse volume – registrando o melhor mês em vendas desde que a primeira geração do hatch foi lançada, em março de 2013.

Marca irmã da Peugeot, a Citroën alcançou a melhor participação de mercado desde agosto de 2014, quando conseguiu fatia de 1,5% das vendas.

Em junho de 2021, a empresa foi dona de 1,5%, superando anos sucessivos de resultados ruins – desde meados de 2017 a fabricante não conseguia emplacar uma série de participações superiores a 1%. O “fundo do poço” parece ter sido em dezembro do ano passado, quando teve apenas 0,37% de participação.

Ainda que tenha apenas um carro de passeio em sua linha, a Citroën conseguiu vender 2.566 veículos. Pela primeira vez, a dupla de marcas francesas ainda superou a Ford nas vendas, como mostra a tabela abaixo.

MARCAVENDASPARTICIPAÇÃO
Peugeot3.0541,8%
Citroën2.5661,5%
Ford1.9741,2%

Volvo também comemora

S60 ajudou Volvo a conseguir bons resultados no Brasil
S60 ajudou a Volvo a alcançar a vice-liderança entre as marcas premium no Brasil

Vice-líder entre as marcas premium, e a única entre as maiores a não construir fábrica no Brasil, a sueca Volvo celebra as 3.873 unidades vendidas entre janeiro e junho – apenas 20 a mais do que a terceira colocada, Mercedes-Benz.

Mesmo com a diferença pequena, a Volvo comemora o melhor primeiro semestre de sua história no país.

“É um motivo de muito orgulho para todos nós, não só pelas vendas, mas pelo avanço entre os veículos eletrificados, que é nosso maior objetivo”, afirmou, em nota, João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Vale ressaltar que desde abril a empresa só comercializa veículos híbridos no país. E até o fim do ano, vai lançar seu primeiro carro elétrico no Brasil, o XC40 Recharge Pure Electric.

VÍDEO: como anda o Volvo S60

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários