A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (12) o primeiro facelift desta geração do Tiguan AllSpace. O modelo entra em pré-venda na Europa e nos Estados Unidos já nas próximas semanas, como linha 2022, mas só deve chegar ao Brasil no ano que vem, importado do México.
A atualização visual para o Tiguan AllSpace chega quase um ano após a Volkswagen promover a “plástica” na versão com carroceria curta vendida na Europa, chamada apenas de Tiguan.
VEJA MAIS
- Tudo sobre o Volkswagen Taos
- Corolla Cross, Compass ou Taos? Comparamos os modelos
- Inscreva-se no nosso canal no YouTube
O que mudou
O visual segue o padrão já adotado no modelo europeu, com o novo logotipo da fabricante, faróis mais afilados, que lembram os do Golf, e a grade iluminada, assim como no Taos, que estreia até o mês que vem aqui no Brasil.
Além disso, o para-choque ganhou contornos ligeiramente arredondados. Com as mudanças na dianteira, o comprimento aumentou 2,2 cm, chegando a 4,72 m.
Na traseira, as mudanças foram mais discretas, e incluem lanternas com um novo arranjo de luzes e o reposicionamento do nome do veículo para a posição central, logo abaixo do logo da Volkswagen.
O Tiguan AllSpace também ganhou em tecnologia. Pela primeira vez, o SUV pode ser equipado com faróis LED Matrix, chamados pela Volkswagen de IQ.LIGHT.
A cabine traz algumas atualizações já presentes em outros modelos. Os comandos do ar-condicionado seguem o padrão do Polo 2022, assim como volante e alavanca de câmbio redesenhados.
Pela primeira vez, o Tiguan passa a contar com sistemas avançados de auxílio à condução. Quando equipado com o controle de velocidade adaptativo (ACC), o SUV também pode ter o pacote chamado pela Volks de IQ.DRIVE Travel Assist, que pode assumir a direção, frenagem e aceleração entre 0 km/h e 210 km/h (quando o câmbio for automático).
Tiguan no Brasil
Com o lançamento do Taos, o Tiguan AllSpace perdeu espaço no Brasil. Atualmente, ele é oferecido apenas em uma versão R-Line, com motor 2.0 turbo de 220 cv, tração integral e carroceria para 7 lugares. O preço é de R$ 233.740.
Em fevereiro, antecipamos que as versões mais baratas, equipadas com motor 1.4 de 150 cv sairiam de linha para abrir espaço para o Taos. Pouco tempo depois, a Volkswagen retirou o modelo de seu site no Brasil.
A versão atualizada do modelo deve chegar por aqui apenas no ano que vem, para não “brigar” com o Taos, maior aposta da empresa para 2021. Quando isso acontecer, a estratégia deve ser manter versões com motorizações mais potentes – provavelmente o 2.0 atualizado para 230 cv.
Em outros mercados, o Tiguan também será oferecido com o motor 1.5 turbo de 150 cv.