Muito antes de um novo pneu ser lançado no mercado, as fabricantes promovem exaustivos testes de durabilidade. Para isso, são construídos milhares de pneus protótipos, testados em diferentes superfícies por diversos modelos de carros. Tudo isso tem um custo, e aqui não falamos apenas de dinheiro, mas também do meio ambiente.
Só que a tradicional fabricante alemã Continental anunciou que vai utilizar, a partir do ano que vem, um simulador para o desenvolvimento de alguns novos pneus.
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Com a tecnologia, sempre que um novo pneu for desenvolvido, outros 10 mil protótipos deixarão de ser produzidos e 100.000 km deixarão de ser rodados durante os testes todos os anos, tornando a empresa mais sustentável.
A Continental também espera economizar dinheiro realizando os testes de forma virtual. Essa prática tem se popularizado na indústria nos últimos anos – e foi acelerada pela pandemia.
Aqui no Brasil, carros como Volkswagen Virtus e Fiat Strada já tiveram boa parte do desenvolvimento feita de forma virtual.
Como funciona o simulador
No caso da Continental, a empresa explica que o equipamento é capaz de simular diferentes cenários de superfícies e situações de condução e calcular parâmetros exatos da dinâmica dos pneus e dos veículos usados nos testes.
Outra vantagem nos testes simulados é que, em vez de ter que realizar testes físicos com diferentes carros, as informações específicas de cada modelo podem ser inseridas no sistema.
A partir daí, os testes são feitos de forma virtual, reduzindo as emissões de poluentes dos ensaios presenciais.
O simulador será instalado no centro de testes da Continental, chamado Contidrom, localizado no norte da Alemanha.