Inéditos Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross devem incomodar o Jeep Compass, que também muda.
O segmento mais disputado do nosso mercado chega com lançamentos de peso nesse ano novo. Das novidades que o Brasil vai receber ao longo do ano, alguns dos mais importantes estão aqui.
É o caso dos SUVs médios Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, que prometem tirar o sono do líder isolado da categoria, o Jeep Compass.
Só que a FCA não vai ficar sentada observando a concorrência. Em 2021, o Compass ganha uma leve reestilização e passa a contar com o novo motor turbo da família Firefly, além da versão híbrida.
Além deles, teremos novidades em todas as faixas de preço, começando pelo Caoa Chery Tiggo 2 e chegando ao Mercedes-Benz GLS.
Assim, nossa lista chegou a 30 lançamentos, e é a mais extensa da série de matérias com as novidades de 2021.
Nos parágrafos abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre as novidades:
Audi Q3 2.0 – nova versão
Depois de lançar a nova geração do Q3 apenas com motor 1.4 turbo, o modelo, que é o mais vendido da Audi no país, vai ganhar uma opção mais potente.
A escolha mais provável é pelo 2.0 de 230 cv, o mesmo motor que já equipa outros carros do Grupo Volkswagen no Brasil. Ainda existe a opção pela versão híbrida, de 245 cv, e que pode rodar até 51 km apenas no modo elétrico.
Audi Q5 Sportback
Ele é o mais novo integrante da família de SUVs cupê da Audi. Lançado em setembro, vai desembarcar por aqui em 2021. Tem motor 2.0 turbo de 265 cv e 37,7 kgfm de torque. Na versão esportiva SQ5, lança mão de um 3.0 turbo V6 de 354 cv e 51 kgfm de torque.
Caoa Chery Tiggo 2
Último remanescente da “era pré-Caoa”, o Tiggo 2 vai receber as maiores mudanças entre toda a linha da marca no Brasil. Além do facelift, já mostrado na China, o crossover receberá novo conjunto mecânico.
Saem o 1.5 aspirado e o câmbio automático de 4 marchas e entram um 1.0 turbo com uma transmissão CVT.
Caoa Chery Tiggo 5X
Em dezembro, a Caoa anunciou um investimento de R$ 1,5 bilhão na fábrica de Anápolis (GO), de onde saem os SUVs da Caoa Chery e veículos da Hyundai, para a produção de 10 novos veículos (entre inéditos e renovações) nos próximos 5 anos.
Parte do montante deve ser aplicada na renovação visual do Tiggo 5X, já apresentada na China. As mudanças se concentram na dianteira, com uma nova grade. O interior também deve ser modernizado, com a chegada de uma central multimídia maior e com mais recursos.
Caoa Chery Tiggo 7
O Tiggo 7 vai acompanhar as mudanças dos demais modelos. Na China, ele recebeu uma nova grade, mais larga, e que traz detalhes cromados. Na cabine, há uma nova central multimídia com estilo flutuante.
O motor 1.5 turbo de 150 cv deve permanecer.
Chevrolet Equinox
Se 2020 foi um ano cheio para a Chevrolet, 2021 será bem mais modesto. Até agora, nenhum lançamento foi confirmado pela empresa.
Nosso palpite é que o Equinox com visual atualizado deve ser uma das poucas novidades. O SUV recebeu cara nova no início de 2020, mas sequer chegou aos Estados Unidos – principal mercado para o modelo. Por isso, o desembarque no Brasil não deve acontecer no começo do ano.
Citroën C5 Aircross
A Citroën ainda estuda a importação do C5 Aircross para o Brasil. A questão crucial é o câmbio, afinal o modelo vem da França. Por outro lado, um indicativo de que a chegada pode estar próxima é que a Citroën já lançou o SUV na Argentina.
Assim como os “primos” Peugeot 3008 e 5008, o C5 Aircross tem motor 1.6 THP de 165 cv.
Exeed
A divisão de luxo da Chery estreia no Brasil em 2021. Os modelos ainda não foram confirmados pela Caoa, que irá cuidar da operação e da produção dos SUVs em Anápolis (GO). Nós apostamos que os modelos escolhidos, inicialmente, são LX e VX.
Exeed LX
Primeiro veículo da Exeed a chegar ao Brasil, o LX é uma versão de luxo do Tiggo 7. Até por isso, seu preço deve ficar acima dos R$ 125 mil cobrados pelo modelo em sua versão topo de linha. Seu maior concorrente deve ser o Jeep Compass, que também tem porte semelhante.
Exeed VX
O VX é um SUV ainda maior. Ele tem quase 5 metros de comprimento, e um visual que até lembra o BMW X7. Com capacidade para levar até 7 passageiros, traz uma dose extra de refinamento em relação ao Tiggo 8, maior e mais luxuoso modelo da Caoa Chery no Brasil.
Fiat Argo SUV
Esse deve ser um dos principais lançamentos de 2021. O modelo, que ainda não teve o nome revelado, deve marcar a volta da Fiat ao segmento dos SUVs (lembra do Freemont?).
Baseado no compacto Argo, ele vai buscar o mesmo caminho do Nivus (cuja base é o Polo). Porém, seu preço deverá ser mais baixo. O presidente da FCA, Antonio Filosa, afirmou que o design será seu ponto forte.
Trazemos aqui uma projeção dos colegas da OverboostBR que dá uma boa ideia de como será o modelo.
Ford Bronco Sport
Outro modelo que vai disputar o título de principal lançamento do ano, o Bronco Sport chegará ao Brasil importado do México – por isso, evita o pesado imposto de importação.
Mais um rival para o Jeep Compass, o SUV tem 4,39 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos. A Ford ainda não confirmou as motorizações. Nos Estados Unidos, ele terá duas opções: 1.5 de 3 cilindros e 181 cv ou 2.0 de 4 cilindros e 245 cv.
Hyundai Tucson
O Tucson passou por uma das mudanças mais contundentes de sua história. O estilo ousado deve dividir opiniões com elementos como os faróis que parecem “camuflados” na grade frontal.
A nova geração tem 4,50 m de comprimento (2 cm a mais), enquanto a largura cresceu 1,5 cm e agora é de 1,86 m. Já a distância entre eixos é 1 cm maior do que seu antecessor.
As versões de entrada do Tucson tem um motor 1.6 turbo de 150 cv, que também equipa as
Hyundai Creta
SU2 é o código do projeto da reestilização profunda que o Creta (ou ix25 em alguns mercados) recebeu no exterior.
A IHS identifica a renovação do SUV nacional exatamente com esse codinome. A consultoria afirma que a produção começa ainda no primeiro semestre de 2021 em Piracicaba (SP).
O visual… bem, o visual será o mesmo do modelo chinês, e reforça o rumo polêmico que a Hyundai trouxe com o HB20.
Jac T40 Plus
O trio de SUVs da JAC Motors acaba de ser renovado. Lançado há 3 anos, o T40 ganhou novos para-choques, grade frontal mais larga e rodas redesenhadas.
Seu pacote de equipamentos foi reforçado com teto solar elétrico, câmeras 360 graus e central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.
Jac T50 Plus
Na linha 2021, as mudanças no T50 foram concentradas na dianteira, com a divisão do conjunto ótico em duas peças. A parte superior acomoda o DRL, enquanto a peça principal fica no para-choque.
O T50 Plus ganhou teto solar elétrico, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e 6 airbags de série.
Jac T60 Plus
Do trio, o que mais mudou foi o T60, curiosamente o modelo lançado há menos tempo – pouco mais de um ano.
Na linha 2021, ele passou por uma reestilização profunda. A dianteira agora traz faróis bastante afilados, e divididos em duas peças, sendo que a superior tem função de luz de rodagem diurna. Para-choque e grade também foram redesenhados.
Jeep Compass
O visual será a menor das alterações do Compass 2022. Mais importante do que isso é a troca de motorização. Sai de cena o 2.0 de 166 cv que não é referência nem em desempenho, tampouco em consumo. Em seu lugar, chega o novíssimo 1.3 turbo Firefly, que pode ter 150 cv ou 180 cv.
Jeep Renegade
Assim como o Compass, o Renegade passará a ter motor turbo, que ocupará o lugar do 1.8 de 139 que não deixará saudades.
No caso do Renegade, a escolha deve ser pelo 1.0 turbo de cerca de 120 cv. Mesmo sendo quase 20 cv menos potente, o novo motor vai entregar torque mais abundante e em uma faixa melhor de rotações.
Além do desempenho otimizado, o consumo de combustível também deve melhorar.
Jeep SUV de 7 lugares
Conhecido como projeto 598, o modelo é uma derivação do Compass, mas com capacidade para 7 passageiros.
Filosa também comentou sobre esse modelo. Na ocasião, o executivo disse que ele seria mais voltado ao segmento de luxo.
Land Rover Defender 90
Se 2020 foi ano de lançamento do Defender na configuração 110, com motor a gasolina, 4 portas e 5 metros de comprimento, 2021 deve marcar a chegada de novas versões.
Uma delas deve ser a 90, com carroceria 40 cm mais curta, e com apenas duas portas. Também pode dar as caras por aqui a motorização diesel, que utiliza um sistema híbrido leve.
Mercedes-Benz GLA
Sem a fábrica de Iracemápolis (SP), o GLA chega ao Brasil importado. Na nova geração, o menor SUV da Mercedes cresceu e deixou de lado o visual de hatch “bombado”. Também ganhou uma motorização mais moderna com a chegada do 1.3 turbo de origem Renault.
Mercedes-Benz GLB
Atualmente, o GLB é vendido apenas na configuração 200, com motor 1.3 turbo de 163 cv. Para o ano que vem, a Mercedes já confirmou “novas versões” para o SUV de 7 lugares.
A família deve aumentar com a chegada das configurações 250, com um 2.0 de 224 cv e, quem sabe, a variante esportiva AMG 35, que traz um 2.0, mas de 306 cv.
Mercedes-Benz GLS
A Mercedes define o GLS como o Classe S dos SUVs. Ou seja, luxo é o que não falta no maior utilitário esportivo da marca alemã.
O modelo tem as três fileiras de bancos com ajustes elétricos e duas telas de 11,6 polegadas para quem viaja na fileira do meio. A marca ainda promete conforto para quem tem até 1,94 m e precisa viajar “no fundão”.
No exterior, o grandalhão é vendido em duas versões: GLS 580, que traz um V8 de 489 cv que usa um sistema híbrido leve, e GLS 450, também híbrido leve, mas com um 6 cilindros em linha de 367 cv. Essa segunda opção é a mais cotada para o Brasil.
Nissan Kicks
Quase cinco anos após o lançamento, o Kicks vai passar pela primeira plástica. O estilo deve seguir o mesmo adotado no exterior, com a grade mais larga e os faróis ainda mais afilados.
A maior novidade, porém, o conjunto híbrido e-Power, não deve chegar tão cedo.
Peugeot 3008
Ainda não há confirmação por parte da Peugeot, mas nós apuramos que o facelift lançado na Europa há cerca de 3 meses chegará ao Brasil ao longo de 2021.
A principal mudança está na frente, com faróis seguindo o estilo de 208 e 508 e a grade integrada.
Peugeot 5008
Seguindo a lógica, se o 3008 muda, o 5008 muda também, certo? Não necessariamente. Há chances de o modelo maior (com capacidade para 7 pessoas) chegar, mas o martelo ainda não está batido na PSA.
Renault Captur
Caberá ao Captur a missão de finalmente estrear o motor 1.3 turbo em um modelo da Renault – o propulsor já está em modelos da Mercedes-Benz.
Junto com o motor, o Captur receberá uma leve plástica, que inclui novos para-choque e grade frontais e volante e central multimídia atualizados, iguais aos que já equipam o Duster.
Toyota Corolla Cross
Talvez o lançamento mais esperado de 2021, o Corolla Cross chega logo no primeiro trimestre, com a aposta de colocar a Toyota de vez na briga dos SUVs médios.
Além do nome, o SUV deve utilizar também as motorizações do sedã: 2.0 de 4 cilindros aspirado e 177 cv, além de um conjunto híbrido flex, composto por um 1.8, além de um motor elétrico. Somados, entregam 122 cv.
Volkswagen Taos
Revelado nos últimos meses de 2020, o Taos chega ao Brasil no segundo trimestre.
Posicionado entre T-Cross e Tiguan, o SUV será vendido apenas na motorização 1.4 turbo, que entrega até 150 cv.
Volkswagen Tiguan
Ainda não há confirmação, mas são grandes as chances de a VW mudar o visual do Tiguan.
Assim, o carro deve replicar o estilo da reestilização exibida em junho de 2020 na Europa. Além de faróis e grade atualizados, o Tiguan vai ganhar pequenas mudanças por dentro, incluindo novo volante (o mesmo do Nivus) e central multimídia VW Play.
Especial Carros 2021
Esta é a sexta e última matéria da série especial de lançamentos previstos para 2021. Nos últimos dias, você acompanhou as novidades de outros segmentos. Reveja: